Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ViniciusDavidGuimaraes_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento energético brasileiro considerando externalidades ambientais, benefícios e investimentos econômicos, foco em energia solar
Autor(es): Guimarães, Vinícius David
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Assunto: Energia solar
Energia - fontes alternativas
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 30-Mai-2019
Referência: GUIMARÃES, Vinícius David. Planejamento energético brasileiro considerando externalidades ambientais, benefícios e investimentos econômicos, foco em energia solar. 2018. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral auxiliar na mudança da análise de viabilidade de fontes energéticas, incorporando os aspectos ambientais como um dos principais parâmetros analisados. Ao longo do estudo realiza-se a comparação do custo de implementação da energia solar fotovoltaica com as termoelétricas a carvão e a gás natural, para uma parcela específica do crescimento da demanda energética brasileira nas próximas décadas. Esta comparação incorpora custos e benefícios ambientais e econômicos de cada fonte energética. O intuito é obter um resultado que seja satisfatório ambientalmente, com a redução de emissão de gases poluentes, socialmente, com a disponibilidade de energia elétrica de forma segura para a sociedade brasileira e economicamente, com o retorno dos investimentos governamentais em políticas de incentivo e ainda com possíveis ganhos econômicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons