Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RodrigoSchererPalacio.pdf373,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Discurso organizacional em recursos humanos : uma análise crítica na AD&M Consultoria Empresarial
Autor(es): Palácio, Rodrigo Scherer
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Administração de pessoal
Discurso organizacional
Empresa Júnior
Data de apresentação: 12-Jul-2011
Data de publicação: 15-Dez-2011
Referência: PALÁCIO, Rodrigo Scherer. Discurso organizacional em recursos humanos: uma análise crítica na AD&M Consultoria Empresarial. 2011. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esse trabalho realizou a análise do Discurso Organizacional em Recursos Humanos na AD&M Consultoria Empresarial, empresa júnior do curso de Administração da Universidade de Brasília. Como objetos dessa análise foram utilizados o próprio discurso promovido pela organização além de elementos influenciados por esse discurso, tais como a cultura, os objetivos, os valores e o imaginário da organização. Foram realizadas entrevistas com uma amostra de gestores e consultores da organização buscando dar uma visão holística e provinda de diferentes níveis hierárquicos a essa análise mostrando como esses indivíduos percebem tais elementos no ambiente organizacional. Houve uma percepção de como se dá a estrutura de formulação do discurso organizacional, além de quais são seus objetivos pragmáticos e como se dá sua manifestação. Como conclusões, destaca-se a utilização de um discurso organizacional pautado em vários elementos promovidos pelo mercado que não são, necessariamente, ideias para o funcionamento de empresas juniores. Além disso, nota-se que o objetivo de desenvolvimento dos indivíduos proposto pelo perfil de empresa júnior sofre enormes impactos decorrentes desse modelo de gestão, fazendo com que este deva ser revisto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons