Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarceloRodriguesBarreto_tcc.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologias de estimativas de custo aplicadas a estações de tratamento de água : estudo de caso da reforma da ETA Brasília
Autor(es): Barreto, Marcelo Rodrigues
Orientador(es): Brandão, Cristina Celia Silveira
Assunto: Água - estações de tratamento
Projetos - avaliação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 29-Mai-2019
Referência: BARRETO, Marcelo Rodrigues. Metodologias de estimativas de custo aplicadas a estações de tratamento de água: estudo de caso da reforma da ETA Brasília. 2014. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho avaliou metodologias de estimativa de custos de instalação de unidades de processos de tratamento de água. Para tal foi feita uma profunda revisão bibliográfica sobre o tema para identificar quais as metodologias adaptadas ao campo de interesse. Foram identificados diversos métodos e selecionado um em particular, a estimativa de custo por curvas paramétricas, para aplicação em um estudo de caso. O estudo de caso escolhido foi a reforma da ETA Brasília realizada entre os anos de 2008 a 2011 com o total remodelamento dos processos de tratamento. Parte importante do trabalho foi estabelecer os custos reais da reforma da ETA Brasília, realizado a partir da organização de dados disponíveis em relatórios da reforma. Foram utilizadas para as estimativas de custos as curvas paramétricas propostas por McGivney e Kawamura (2008) e Sharma et al. (2013) para diversas unidades de processos presentes na ETA Brasília. Os parâmetros para aplicação das curvas foram retirados diretamente do Manual de Operação da estação de tratamento. Os resultados obtidos das estimativas foram variados, com algumas curvas obtendo boas acurácias enquanto outras ficaram muito distantes dos custos reais levantados. Observou-se que as curvas se comportaram melhor para operações unitárias que tinham custos baixos a moderados, tendo muito dificuldade em estimar as unidades com custos mais elevados da estação. Foi possível ainda propor a aplicação de curvas de certos processos em outros que possuíam características semelhantes. As avaliações concluíram que as curvas paramétricas de fato apresentam grande potencial para aplicação no campo de tratamento de água, porém são necessários uma maior quantidade de estudos e dados para permitir a aplicação dessas ferramentas na realidade nacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons