Título: | Alterar e corrigir : o leitor e a credibilidade da notícia on-line |
Autor(es): | Behnke, Emilly Ramos |
Orientador(es): | Gramacho, Wladimir Ganzelevitch |
Assunto: | Jornalismo eletrônico Ética jornalística Notícias |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 28-Mai-2019 |
Referência: | BEHNKE, Emilly Ramos. Alterar e corrigir: o leitor e a credibilidade da notícia on-line. 2018. 63 p., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A prerrogativa de atualização do meio digital permite aos jornalistas praticarem um ritmo de
produção mais acelerado, ainda que estimule erros no texto e apurações incompletas. As
alterações feitas em uma notícia on-line após sua publicação, contudo, nem sempre são explícitas
ao leitor. A internet diferente de outros meios de comunicação de massa possibilita recursos de
atualização constantes e quase em tempo real. Baseado neste contexto, esta pesquisa buscou
analisar, por meio de um experimento on-line, como as atualizações podem afetar a percepção de
credibilidade do leitor de uma notícia on-line. Os resultados do estudo indicaram que apenas
metade dos 224 participantes da pesquisa notou as informações de atualização. Mesmos os
profissionais ou estudantes da área da comunicação não se atentaram para as atualizações do
texto. De forma geral, os detalhes de atualizações não parecem afetar a percepção de precisão,
veracidade/autenticidade ou de confiança de uma notícia on-line, segundo os resultados deste
estudo. É possível concluir, portanto, que os recursos de atualização podem e devem continuar
sendo utilizados, pois as atualizações aperfeiçoam o texto jornalístico on-line sem afetar a
credibilidade percebida da mensagem. |
Abstract: | The prerogative of updating in the digital medium allows journalists to have a faster pace of
production, although they stimulate errors in the text and incomplete information. Changes made
to an on-line news article after its publication, however, are not always explicit to the reader. The
internet, unlike other mass media, provides constant and almost real-time updates. Based on this
context, this research aimed to analyze, through an on-line experiment, how updates can affect
the credibility perception of the on-line news reader. The results of the study indicated that only
half of the 224 survey participants noticed the update information. Even the professionals or
students in the field of communication did not pay attention to the updates of the text. In general,
the details of updates do not affect the perception of accuracy, authenticity or reliability of an online news article, according to the results of this study. It can therefore be concluded that
updating instruments can and should continue to be used, for the updates perfect the on-line
journalist text without affecting the perceived credibility of the message. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|