Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22028
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AmandaSousaCorcino_tcc.pdf2,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A comunicação interna na construção e reforço da cultura organizacional : um estudo de caso da Wiz Soluções
Autor(es): Corcino, Amanda Sousa
Orientador(es): Curvello, João José
Assunto: Cultura organizacional
Comunicação interna
Comunicação organizacional
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 28-Mai-2019
Referência: CORCINO, Amanda Sousa. A comunicação interna na construção e reforço da cultura organizacional: um estudo de caso da Wiz Soluções. 2018. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar, por meio de um estudo de caso em uma grande empresa, as nuances da comunicação interna na construção, manutenção e reforço de uma cultura organizacional . Para fundamentar a pesquisa, na revisão teórica, foram estudados os autores que mais se destacam nas duas áreas além de outros trabalhos e artigos acadêmicos que se relacionam diretamente com o tema. A metodologia usada foi da natureza quantitativa e qualitativa. O método usado foi indutivo e os objetivos são ambos exploratórios e descritivos. As entrevistas em profundidade tanto quantitativas, quanto qualitativas, foram realizadas a fim de levantar dados que pudessem servir de informações para o trabalho e gerar um diagnóstico completo acerca das áreas da comunicação interna e da cultura organizacional buscando identificar e exprimir a interface entre as duas. Fazendo uma análise crítica dos resultados obtidos, pôde-se perceber que são feitas muitas ações de reforço da cultura organizacional mas, também, que há um grande espaço para melhorias na relação com a comunicação e no uso estratégico da comunicação interna para tal
Abstract: This present work has the goal to identify, throughout a case study of a big company, the aspects of the internal communication in the built, maintenance and endorsement of an organizational culture. In order to support and substantiate the research, it was made some theoretical studies of the most well-known authors and some other papers and articles of both of the study areas of this work. The methodology’s nature were both quantitative and qualitative. The chosen method was inductive and the goals set from the beginning were exploratory and descriptive. The interviews, both qualitative and quantitative, were made to collect data and information to support and be used to diagnose the communication and organizational culture areas in the company, in order to identify and explain the interface between them. Doing a critical analysis of the results collected, we were able to notice that the company makes a lot of effort to re enforce its culture in its employees, but, also, there is a huge space of improvement and more strategic use of the internal communication to do so
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons