Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paulino, Fernando Oliveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Júlia Mendes | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ana Júlia Mendes. O processo penal pela ótica do cinema: a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Audiovisual, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo de caso buscou investigar de elementos de crítica ao
processo penal na construção das cenas e das personagens no terceiro ato do filme
O Auto da Compadecida (2003), de Guel Arraes. A análise, envolvendo a
conceituação de função social do filme avaliada através dos conceitos de por
participação afetiva e anel recursivo objetiva a aferição do filme enquanto
contra-análise da sociedade a partir de conceitos da criminologia crítica. Para a
compreensão da representação das instituições do sistema penal no filme, foi
realizada uma análise levando em consideração, principalmente o enredo e a
construção das personagens, mas também foram levados em conta aspectos da
direção de arte e da fotografia da obra, tendo sido feita uma análise em apartado
dos referidos aspectos para posterior aferição das características de maneira
integral. Pode-se concluir que o filme, inicialmente centrado em preceitos
garantistas, aponta para uma percepção crítica do processo penal próxima das
proposições do Minimalismo Penal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo penal | pt_BR |
dc.subject.keyword | O Auto da Compadecida (Filme : 2000) | pt_BR |
dc.title | O processo penal pela ótica do cinema : a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T12:31:53Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28T12:31:53Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22026 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present case study intends to investigate the critical observations maden
of the penal process applied in the construction of the scenes and characters on the
film A Dog’s Will, by Guel Arraes, in its third act. The analysis involves the
conceptualization of the film social function, evaluated through the concepts of
affective participation and objective recursive ring for it’s appreciation as a
counter-analysis of the society using concepts of critical criminology. In order to
understand the representation of the penal institutions portrayed in the movie, was
performed an analysis in which mainly were the plot and character construction
dissected, but also took aspects such as art direction and cinematography into
matter, having being done a separately study of the alluded aspects for posterior
appreciation of theirs combined characteristics in its fullness.It can be concluded
that the movie centered on guarantism precepts, points to a critical perception of the
criminal process that is close to the propositions of Criminal Minimalism. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|