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Título: Urudiá
Autor(es): Borges, Juliana Matias
Orientador(es): Souza, Luciano Mendes de
Assunto: Cerrado
Turismo
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 15-Mai-2019
Referência: BORGES, Juliana Matias. Urudiá. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma travessia feita no sertão mineiro. Os projetos, pessoas, manifestações culturais e paisagens encontrados. Todo esse trajeto foi realizado no Mosaico Sertão Veredas - Peruaçu, um conjunto de áreas protegidas do bioma Cerrado, e teve como inspiração a obra “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, que empoderou aquela região, tornando-a conhecida no Brasil e no mundo através da literatura. Essa jornada tem início nas águas do Rio Pardo, que nasce no Vão dos Buracos e dá vida às comunidades ribeirinhas de Buracos e Buraquinhos, em Chapada Gaúcha (MG), e segue até o rio São Francisco, como o caminho feito pelo aquífero do Urucuia. A pesquisa resultou no livro Urudiá, que busca incentivar o turismo de base comunitária na região e evidenciar os moradores destas comunidades. Nesse sentido, a comunicação é utilizada como instrumento de documentação, divulgação e memória.
Abstract: The present work presents a crossing made in the hinterland of Minas Gerais. The projects, people, cultural manifestations and landscapes found. All this route was realized in the Mosaic Sertão Veredas - Peruaçu, a set of protected areas of the Cerrado biome, and had as inspiration the work "Grande Sertão: Veredas", of João Guimarães Rosa, who empowered that region, making it known in Brazil and in the world through literature. This journey begins in the waters of the Rio Pardo, which is born in the “Vão dos Buracos” and gives life to the riverside communities of Buracos and Buraquinhos, in Chapada Gaúcha (MG), and continues to the São Francisco River, like the path made by the Urucuia aquifer. The research resulted in the book Urudiá, which seeks to encourage community-based tourism in the region and to highlight the residents of these communities. In this sense, the communication is used as an instrument of documentation, dissemination and memory
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2018.
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