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2011_IsleideCostaFreireVasconcellosPitanga.pdf537,47 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRaposo, Mírian Barbosa Tavares-
dc.contributor.authorPitanga, Isleide Costa Freire Vasconcellos-
dc.identifier.citationPITANGA, Isleide Costa Freire Vasconcellos. Ludicidade e inclusão: a importância das atividades lúdicas como mediadora da inclusão das crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais. 2011. 50 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente estudo visa compreender como uma professora de Educação Infantil organiza suas estratégias de inclusão, baseando-se nas atividades lúdicas para a organização do processo de interação das crianças. A revisão de literatura apresenta os seguintes temas: desenvolvimento cognitivo, ludicidade, educação e Educação Infantil, inclusão na Educação Infantil, o ato de brincar e a questão da relação entre inclusão e necessidades educacionais especiais. Deste modo, buscou-se embasamento teórico com o objetivo de observar na prática diária docente como a brincadeira vem sendo estruturada no contexto de sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Infantil da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Fez-se necessária a análise documental do Projeto Político-Pedagógico da escola pesquisada a fim de possibilitar a construção de conhecimentos a respeito das brincadeiras diariamente ali executadas. O estudo destaca ainda contato realizado com a docente que mais se espelhava no documento norteador das ações pedagógicas estruturadas no referido Projeto. Para construção das informações necessárias, optou-se por realizar entrevista com perguntas diretas para tal docente. Por meio das estratégias metodológicas desenvolvidas, conseguiu-se estruturar valiosas informações a respeito das diferentes brincadeiras realizadas na Educação Infantil e sobre a importância de cada um delas no processo de inclusão escolar. A análise e discussão das informações aqui apresentadas foram orientadas por três categorias teóricas: 1ª: Como brincar; 2ª: Momento de Interação; e, 3ª: Momento Pedagógico. Acredita-se que o presente estudo possa oferecer importantes informações para o planejamento e reflexão do professor da Educação Infantil e do Programa da Educação Precoce.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleLudicidade e inclusão : a importância das atividades lúdicas como mediadora da inclusão das crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-12-07T14:27:03Z-
dc.date.available2011-12-07T14:27:03Z-
dc.date.issued2011-12-07T14:27:03Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2198-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study aims to understand how an early childhood education teacher organizes its inclusion strategies, based in recreational activities for the organization of the interaction of children. The literature review presents the following topics: cognitive development, playfulness, education and early childhood education, inclusion in kindergarten, the act of playing and the question of the relationship between inclusion and special educational needs. Thus, we sought theoretical basis in order to observe the daily practice of teachers as the game has been structured in the context of the classroom. The research was conducted in a school for Early Childhood Education of the State Department of Education's Federal District. Was required to document analysis of political and pedagogical project of the school studied to enable the construction of knowledge about the play performed there every day. The study also made contact with the teacher that most mirrored the guiding document of structured learning activities in that project. For construction of the necessary information, we chose to conduct interviews with such direct questions for teachers. Through the methodological strategies developed, could be structured valuable information about the different games played in kindergarten and the importance of each one of them in the process of school inclusion. The analysis and discussion of the information presented here has been guided by three theoretical categories: 1 st: How to play, 2nd: A time for interaction, and 3 rd: Teaching Moment. It is believed that this study may provide important information for planning and reflection of the teacher of Early Childhood Education Program and Early Education.-
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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