Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Fabíola Orlando Calazans | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Naiara Cavalcanti | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Naiara Cavalcanti. Consciência is the new black: o consumo consciente de moda. 2018. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propagada, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A investigação realizada nesta monografia objetivou compreender a constituição histórica e
os sentidos associados ao termo “consumo consciente”. Por meio de uma revisão
teórico-bibliográfica, traçou-se um panorama das transformações históricas que permitiram a
emergência de uma conscientização do consumo. Compreendeu-se a sociedade de consumo e
a cultura de consumo (BARBOSA, 2004; LIPOVETSKY, 2007; SLATER, 2002), as
fragmentações socioculturais que levaram à pluralidade de construções identitárias (HALL,
2006; SLATER, 2002) e à categorização da moda como um “fato social total” (MAUSS,
2003; CALDAS, 2004; CALANCA, 2008). Explorou-se a autonomia do consumidor de
moda (LIPOVETSKY, 2009), a moda de consumo (CRANE, 2008) e a relação entre a moda
e a comunicação (BARNARD, 2003; SVENDSEN, 2010). A necessidade de um propósito
para o consumo surgiu (CARVALHAL, 2016) e foi feita uma análise das diversas
conceituações envolvendo o consumo consciente que foram encontradas durante a realização
de pesquisa exploratória bibliográfica. Ao fim, chegou-se à compreensão do “consumo
consciente de moda”, que é assessorado pela “rede da conscientização”, ferramenta formada
pelo conjunto de consumidores, políticas, mídia, marcas e/ou negócios de moda e indústria da
confecção. Logo, foi possível ver que a moda configura um fator de mudança social e o
consumo consciente de moda, por sua vez, representa um exercício conjunto que deve ser
estabelecido e debatido pela sua rede de sustentação de forma a inserir nos debates todas as
camadas da sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moda e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociedade de consumo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo consciente | pt_BR |
dc.title | Consciência is the new black : o consumo consciente de moda | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T11:39:29Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T11:39:29Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21984 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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