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Título: Mulheres gordas e o consumo de moda plus size no DF
Autor(es): Souza, Taynara Vívian da Silva
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Moda e comunicação
Imagem corporal em mulheres
Consumidores - comportamento de compra
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 13-Mai-2019
Referência: SOUZA, Taynara Vívian da Silva. Mulheres gordas e o consumo de moda plus size no DF. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As mudanças culturais, políticas e sociais que ocorrem nas sociedades ao longo da história contribuíram com a reconfiguração da subjetividade dos indivíduos. A sociedade contemporânea, conhecida pelo advento das tecnologias digitais, é demarcada pela lógica do espetáculo que instiga os sujeitos a serem empresários de si mesmos em uma cultura na qual o corpo é o capital mais valioso. A moda se apresenta como um sistema de significados que, ao mesmo tempo, auxilia na formação das identidades e exclui aqueles que não se adequam a forma física de corpo “ideal” legitimado pela mídia. A demanda pela democratização do mercado de moda se encontra quando se tenta por tanto tempo padronizar algo tão dinâmico quanto o corpo. Desse modo, surgem inquietações e discussões a respeito de quem a indústria da moda realmente atende. Algumas mulheres gordas se encontram então em uma busca por visibilidade, não apenas para caber nas roupas da moda, mas também para se sentirem incluídas e terem acessibilidade dentro da sociedade. Dentro deste contexto, a proposta deste trabalho foi compreender, por meio de um levantamento teórico, bibliográfico e a realização de uma pesquisa online para analisar possíveis sentidos, de que maneira as mulheres gordas de Brasília percebem seus corpos, bem como se consomem moda plus size
Abstract: The cultural, political, and social changes that have taken place in societies throughout history have contributed with the reconfiguration of the subjectivity of individuals. Contemporary society, known by the advent of digital technologies, is demarcated by the logic of spectacle that instigates subjects to be entrepreneurs of themselves in a culture in which the body is the most valuable capital. Fashion presents itself as a system of meanings that, at the same time, assists in the formation of identities and excludes those who do not fit the "ideal" body shape legitimized by the media. The demand for the democratization of fashion market lies in trying to standardize something as dynamic as the body. In this way, there are worries and discussions about to whom the fashion industry really provide. Some fat women then find themselves in a pursuit for visibility, not only to fit in fashionable clothes but also to feel included and to have accessibility in society. Within this context, the intention of this monography was to understand, through a theoretical and bibliographical research, and the accomplishment of an online survey to analyze possible meanings, in which way the fat women of Brasilia perceive their bodies, as well as if they consume plus size fashion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propagada, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



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