Título: | Mulheres gordas e o consumo de moda plus size no DF |
Autor(es): | Souza, Taynara Vívian da Silva |
Orientador(es): | Machado, Fabíola Orlando Calazans |
Assunto: | Moda e comunicação Imagem corporal em mulheres Consumidores - comportamento de compra |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 13-Mai-2019 |
Referência: | SOUZA, Taynara Vívian da Silva. Mulheres gordas e o consumo de moda plus size no DF. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | As mudanças culturais, políticas e sociais que ocorrem nas sociedades ao longo da história
contribuíram com a reconfiguração da subjetividade dos indivíduos. A sociedade
contemporânea, conhecida pelo advento das tecnologias digitais, é demarcada pela lógica do
espetáculo que instiga os sujeitos a serem empresários de si mesmos em uma cultura na qual o
corpo é o capital mais valioso. A moda se apresenta como um sistema de significados que, ao
mesmo tempo, auxilia na formação das identidades e exclui aqueles que não se adequam a
forma física de corpo “ideal” legitimado pela mídia. A demanda pela democratização do
mercado de moda se encontra quando se tenta por tanto tempo padronizar algo tão dinâmico
quanto o corpo. Desse modo, surgem inquietações e discussões a respeito de quem a indústria
da moda realmente atende. Algumas mulheres gordas se encontram então em uma busca por
visibilidade, não apenas para caber nas roupas da moda, mas também para se sentirem incluídas
e terem acessibilidade dentro da sociedade. Dentro deste contexto, a proposta deste trabalho foi
compreender, por meio de um levantamento teórico, bibliográfico e a realização de uma
pesquisa online para analisar possíveis sentidos, de que maneira as mulheres gordas de Brasília
percebem seus corpos, bem como se consomem moda plus size |
Abstract: | The cultural, political, and social changes that have taken place in societies throughout history
have contributed with the reconfiguration of the subjectivity of individuals. Contemporary
society, known by the advent of digital technologies, is demarcated by the logic of spectacle
that instigates subjects to be entrepreneurs of themselves in a culture in which the body is the
most valuable capital. Fashion presents itself as a system of meanings that, at the same time,
assists in the formation of identities and excludes those who do not fit the "ideal" body shape
legitimized by the media. The demand for the democratization of fashion market lies in trying
to standardize something as dynamic as the body. In this way, there are worries and discussions
about to whom the fashion industry really provide. Some fat women then find themselves in a
pursuit for visibility, not only to fit in fashionable clothes but also to feel included and to have
accessibility in society. Within this context, the intention of this monography was to understand,
through a theoretical and bibliographical research, and the accomplishment of an online survey
to analyze possible meanings, in which way the fat women of Brasilia perceive their bodies, as
well as if they consume plus size fashion. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propagada, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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