Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Alberto Marques | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Sarah Pimentel | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Sarah Pimentel. Animações como tradutoras de contextos socioculturais: uma análise do filme Robôs. 2018. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propagada, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho faz uma análise do filme Robôs na intenção de identificar de que forma
é possível construir e refletir contextos socioculturais dentro de uma animação infantil,
sendo capaz de se comunicar também com o público adulto, a partir da relação com
a suas próprias vivências e experiências sociais. Dessa forma, o estudo aborda um
panorama a respeito dos Estudos Culturais e uma visão acerca das animações e das
estruturações narrativas, visando identificar como se entende as questões
socioculturais na sociedade e a maneira como elas podem ser observadas e
construídas em um filme por meio de características narrativas. Se trata de uma
análise fílmica com uma metodologia de categorização, responsável pela identificação
de seis categorias socioculturais refletidas no filme, legitimando-se por meio de
pesquisas bibliográficas e processos de inferências e subjetivações. As categorias
analisadas, por meio da indicação de três características narrativas majoritariamente
utilizadas para construção dos processos socioculturais do filme, resultam na
identificação de diversos pontos sociais e culturais que fazem referência à nossa
sociedade, como a capacidade de reflexão de estruturações hierárquicas e
organizacionais, além de críticas sociais e ações cotidianas. O que também permitiu
a possibilidade de reflexões sociais em relação ao tipo de sociedade existente,
dominada por grandes mercados em um sistema capitalista voraz. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Animação (Cinematografia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - análise | pt_BR |
dc.title | Animações como tradutoras de contextos socioculturais : uma análise do filme Robôs | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T11:35:06Z | - |
dc.date.available | 2019-05-08T11:35:06Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21970 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyses the movie Robots seeking to identify how it can construct and
reflect social-cultural contexts into a children’s animation film, being also able to
communicate with the adult audience, based on the relation with their own living and
social experiences. Thus, this study makes an overview about Cultural Studies, a full
vision of the animations and the narrative structures, trying to identify how socialcultural issues are understood in the society and how they can be observed and
developed in a film using narrative features. It comes from a film analyses with a
categorization method, responsable for the detection of six social-cultural categories
in the film, using bibliographical research and inference and subjectivation processes.
The analysed categories, through the indication of three narrative features mostly used
for the social-cultural construction in the film, show the identification of many social and
cultural points that reflects our society, as the capacity of reveal hierarchic and
organizational structures, beyond social critique and daily actions. That also
contributes to the possibility to make social reflections about the kind of society we
have, controlled by big markets into a greedy capitalism system. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|