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https://bdm.unb.br/handle/10483/21966
Título: | Utilização de Aeronave Pilotada Remotamente (RPA) para mapeamento do aterro controlado do Jockey Club de Brasília |
Autor(es): | Camargo, Felipe Ribeiro de Toledo |
Orientador(es): | Cavalcante, André Luís Brasil |
Assunto: | Lixo - eliminação Aterro sanitário |
Data de apresentação: | 3-Dez-2018 |
Data de publicação: | 7-Mai-2019 |
Referência: | CAMARGO, Felipe Ribeiro de Toledo. Utilização de Aeronave Pilotada Remotamente (RPA) para mapeamento do aterro controlado do Jockey Club de Brasília. 2018. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A busca pelo equilíbrio entre um modelo econômico capitalista e a preservação do meio ambiente é um grande desafio para a sociedade atual. O modelo atual de produção nitidamente não está de acordo com a resiliência dos biomas mundiais. Cada ano que passa a população cresce e com esse crescimento ocorre uma maior demanda energética. Além do aumento da demanda de energia o crescimento da população causa um aumento na geração de resíduo o que necessita de um maior cuidado com a disposição desses resíduos. A atual forma de produção segue uma tendência linear e isso foge de uma economia sustentável. Entendendo que os grandes problemas do mundo num futuro próximo serão a disponibilidade hídrica, armazenamento e geração de energia e disposição de resíduos esse trabalho faz um estudo de caso do aterro controlado do Jockey que foi fechado em janeiro de 2018. Um aterro que recebeu resíduo de forma inadequada por quase 50 anos causando uma poluição das águas subterrâneas, além de outros impactos ambientais e sociais negativos. Diante desse passivo ambiental criando na capital do país, realizou um mapeamento aero fotográfico dos 170 hectares que receberam os resíduos da população do Distrito Federal e com o software Arcgis fez-se uma estimativa do volume de resíduo que se encontra atualmente no aterro. Esse mapeamento foi realizado com o auxílio de uma aeronave remotamente pilotada (RPA) e será gerado um modelo digital do terreno, um modelo digital da superfície, curvas de nível respectivas ao modelo do terreno a ao de superfície e uma ortofoto georreferenciada com uma precisão de exatidão cartográfica classe A. Com o volume final estimado deseja-se propor possíveis cenários para a área de estudo. Cenários que abordem técnicas de remediação para a região que vise tratar a água subterrânea, tratar o biogás gerado, recuperar a área impactada e valorizar economicamente o resíduo. Dois cenários focaram no conceito de autorremediação e de sistemas híbridos de energia, enquanto o último cenário é a opção de apenas continuar aterrando a área e deixar o meio ambiente remediar a área. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Ambiental
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