Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21938
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanielAlmeidaLuz_tcc.pdf413,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Roger-that flow : um uso aprimorado do git-flow
Autor(es): Luz, Daniel Almeida
Orientador(es): Almeida, Rodrigo Bonifácio de
Assunto: Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 9-Jul-2018
Data de publicação: 30-Abr-2019
Referência: LUZ, Daniel Almeida. Roger-that flow: um uso aprimorado do git-flow. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste trabalho buscamos aperfeiçoar o ciclo de desenvolvimento de software voltado para o desenvolvimento de produtos. Por meio de um incremento ao git-flow, um modelo de organização para o versionamento de código, utilizando uma parte da cultura DevOps, além de gerar ganhos técnicos no que diz respeito à instabilidade do sistema, conseguimos um processo mais efetivo entre times de desenvolvimento e negociais. Adotando um modelo que faz uso de ferramentas e processos existentes em um cenário isolado, mas bastante replicável, criamos um processo simples e com baixo custo de implantação. Por meio de uma metodologia de pesquisa baseada em action research e uma análise de grupos focais no cenário aplicado, validamos uma ideia que a princípio foi voltada para ganhos puramente técnicos, e encontramos benefícios consideráveis até o time gerencial. Esse trabalho possibilita uma ótica diferente para o termo DevOps, que passa de uma cultura criada para preencher o espaço entre times de desenvolvimento e operações, para um facilitador de comunicação que alcança o time gerencial da empresa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons