Título: | Brand it! : um guia sobre branding para pequenos – e futuros – empreendedores |
Autor(es): | Pires, Giulia Rafaela Vieira |
Orientador(es): | Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
Assunto: | Branding (Marketing) Empreendedorismo Marca de produtos |
Data de apresentação: | Jun-2018 |
Data de publicação: | 30-Abr-2019 |
Referência: | PIRES, Giulia Rafaela Vieira. Brand it!: um guia sobre branding para pequenos – e futuros – empreendedores. 2018. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este projeto é um trabalho de conclusão de curso, que objetivou explorar os conhecimentos
de branding para criar um material interessante sobre o assunto para pequenos e
microempreendedores do Distrito Federal. Por ser uma ferramenta de extrema importância
para negócios, o branding deve ser compreendido por quem é responsável pela marca,
gerando uma valorização ao mercado de profissionais da área e para a própria marca.
Saber como funciona o processo de construção de marcas, confere propriedade ao
empreendedor para julgar ou não necessária a demanda por serviços dessa área. Para
isso, foi pensada na construção um guia que oferecesse orientações essenciais acerca
desse tema para esses empreendedores. O projeto foi realizado em duas partes, um
memorial que registrou o processo de pesquisa e criação, e o produto – o guia. Após a
elaboração de uma pesquisa bibliográfica que embasou o conteúdo do guia, foi aplicado um
questionário para profissionais atuantes da área, que iriam validar ou não os conteúdos
coletados. Em seguida, o guia foi estruturado e criado, com conteúdo e linguagem prática e
descomplicada. |
Abstract: | This project portraits a course conclusion paper that aims to explore the knowledge
around branding in a way to create interesting material around the subject for arising
entrepreneurs from Distrito Federal. Considering it’s a powerful tool for businesses,
branding must be comprehended by the person in charge of the brand, praising the
market professionals of the area and also the brand. Understanding the process of
building a brand provides the entrepreneur with the authority to precisely judge the
necessity (or the lack of it) of services in this certain field. With this in mind, a
manual which offers essential orientations surrounding the approached theme was
conceived. The project was executed in two parts, a memorial that registered the
research and creation project, and the final product - the manual. After concluding a
bibliographic study that provided a foundation for the manual, a survey was applied
to acting professionals of the field, who would validate the gathered content.
Consequently, the manual was structured and created with practical and
straightforward content and language. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação,
Departamento de Comunicação Organizacional, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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