Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21930
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PatríciaGomesPimentel.pdf760,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa de subvenção ao prêmio do seguro rural : uma análise crítico-comparativa
Autor(es): Pimentel, Patrícia Gomes
Orientador(es): Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Assunto: Economia agrícola
Seguro de crédito
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 29-Abr-2019
Referência: PIMENTEL, Patrícia Gomes. Programa de subvenção ao prêmio do seguro rural: uma análise crítico-comparativa. 2017. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)— Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução do seguro agrícola, bem como seu custo por hectare, com base Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural - PSR do governo brasileiro, que tem como foco aumentar a aquisição de seguros para as áreas rurais no país, nas modalidades: agrícola, pecuária, florestas e aquícola, no período de 2006 a 2016.; seguindo como exemplo um programa semelhante implementado pelo governo dos Estados Unidos da América que alcançou resultados interessantes. O estudo traz um resumo sobre a história do seguro no Brasil e no mundo, assim como propriamente do seguro rural. Faz ainda uma breve síntese sobre o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária – PROAGRO, assim como a importância do agronegócio para a economia brasileira e a gestão de riscos no setor. Foram apresentados indicadores de: porcentagem de área plantada segurada, subsídios anuais, custo médio de prêmio por hectare, entre outros. Conclui-se que o gerenciamento do risco na agricultura é importante para o país, mas que o programa ainda está começando, tendo muito o que evoluir.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons