Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PaulaCristinaAlvesFranco.pdf637,21 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarbosa, Sandra Jacqueline-
dc.contributor.authorFranco, Paula Cristina Alves-
dc.identifier.citationFRANCO, Paula Cristina Alves. A classe especial como facilitadora da aprendizagem de crianças surdas. 2011. 56 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho constitui de uma reflexão acerca da necessidade da Classe Especial como facilitadora da aprendizagem das crianças com surdez severa e/ou profunda nas séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo se propôs trazer à tona a singularidade que abarca o processo ensino aprendizagem, por meio do diálogo entre os teóricos pesquisados, da experiência pedagógica com alunos surdos inclusos e do relato dos professores - da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental - envolvidos com as Classes Especiais. A abordagem metodológica se fundamenta na perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano, com reflexões teóricas e trabalho de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista. A partir daí, os estudos teóricos e os dados coletados em campo permitiram analisar, elaborar hipóteses e sistematizar a realidade investigada. Os resultados obtidos demonstram que a Classe Especial consiste no lócus apropriado para a criança surda ter sua condição linguística, cultural e curricular especial contemplada. Constatou-se também, diante das vozes das entrevistadas que a inclusão dos alunos surdos na classe regular ocorra após terem vencido as etapas da aprendizagem dos anos iniciais e apresentarem domínio da sua língua – LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Por outro lado, verificou-se que a práxis pedagógica exercida na sala de aula comum é estabelecida através da língua portuguesa oral e escrita, sendo que, essa língua não é adquirida de forma natural pelo aluno surdo com surdez severa ou profunda. Com base nesses resultados, a realização dessa pesquisa permitiu uma reflexão pautada na precisão da Classe Especial e sua significância para o processo de construção do conhecimento nos anos iniciais da escolarização dessas pessoinhas mais que especiais. Como resultado final, advertiu o repensar no primeiro contato da criança com surdez severa e/ou profunda com a instituição escolar e, ainda, recomendou um olhar criterioso no mais perfeito momento para incluí-las no ensino regular de modo a cumprir as finalidades da educação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work is a reflection about the necessity of special class as facilitator of the learning of children with severe deafness and/or profound in the elementary grades. This study set out to bring to light the uniqueness that encompasses the learning process, by means of dialogue between theorists searched, pedagogical experience with deaf students included and reporting child education teachers to the 5th year of elementary school-involved with the Special Classes. The methodological approach is based on constructivist sociocultural perspective of human development, with theoretical and field work, data collection instrument interview. From there, the theoretical studies and the data collected in the field led to analyze, formulate hypotheses and systematize the reality investigated. The results obtained demonstrate that special class consists in fostering appropriate for the child deaf have their linguistic, cultural condition and special curriculum contemplated. It was also the voices of respondents that the inclusion of deaf students in regular class occurs after having won the steps of learning early years and present your language domain LIBRAS (Brazilian Sign Language). On the other hand, the pedagogical praxis exercised in common classroom is established through oral and written English language and that language is not acquired naturally by deaf student with severe or profound deafness. Based on these results, conducting this research allowed a reflection based on accuracy of special class and its significance for the process of knowledge construction in the early years of schooling of these special little people more. As a final result, warned the rethink on first contact of the child with severe deafness and/or profound with the school and also recommended a careful look at the most perfect time to include them in education so as to fulfil the aims of education.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordSurdos-mudosen
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinais - estudo e ensinoen
dc.titleA classe especial como facilitadora da aprendizagem de crianças surdasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-12-02T13:37:33Z-
dc.date.available2011-12-02T13:37:33Z-
dc.date.issued2011-12-02T13:37:33Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2192-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2192-
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons