Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21903
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndreMouraNeves_tcc.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física no ensino médio : o esporte alternativo na visão dos professores
Autor(es): Neves, André Moura
Orientador(es): Amaro, Rosana
Assunto: Educação física escolar
Atividade física
Esportes - aspectos psicológicos
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 25-Abr-2019
Referência: NEVES, André Moura. Educação física no ensino médio: o esporte alternativo na visão dos professores. 2017. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho procurou saber a visão dos professores de Educação Física acerca dos esportes alternativos como pratica pedagógica no ensino médio das escolas públicas do Guará-DF, relacionando se aplicação desse tipo de conteúdo influenciaria significativamente na participação ativa dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física. Para o andamento do estudo, foram entrevistados quatro professores que dão aula na rede pública para turmas do ensino médio. Tais professores foram selecionados a partir de um mapeamento das escolas públicas do Guará I e II. Notou-se que grande parte dos professores são adeptos a conteúdos esportivos variados nas aulas de educação física do ensino médio. No entanto, os mesmos evidenciaram que o professor de Educação Física é o principal agente renovador que estimulará nos alunos conhecimento e vivencias de variadas formas da cultura corporal. Logo, ao mesmo tempo em que o professor é capaz de modificar a realidade do aluno com conteúdos enriquecedores e que manifestem uma pluralidade de conhecimentos, ele também pode levar os alunos a um grau de desmotivação nas aulas a partir do momento em que perpetua conteúdos repetitivos, pedagogia e concepções que já não se situam na época em que vivemos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.