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dc.contributor.advisorVasconcelos, Riane Natália Soares-
dc.contributor.authorErbisti, Marcella dos Santos-
dc.identifier.citationERBISTI, Marcella dos Santos. Homofobia: a sexualidade na escola, preconceito explícito ou velado? 2011. 46 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho monográfico aborda a questão da homofobia nas escolas e principalmente a importância do papel do professor no enfrentamento da mesma. No decorrer deste estudo foram desenvolvidos capítulos referentes ao conceito e um breve histórico da homofobia, focalizando os pressupostos da educação inclusiva; conteúdos sexistas e discriminatórios existentes na prática pedagógica, apontando a importância da sexualidade como tema transversal do currículo; também foi realizado estudo de campo em uma escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal na cidade satélite de Ceilândia e por fim análise de dados colhidos em uma entrevista semi-estruturada. Após a análise e discussão dos resultados, conclui-se que os professores estão tomando novas posturas em relação a inclusão de seus alunos e alunas independente de sua etnia, condição social, sexo, orientação sexual e credo. Porém, constatou-se que a homofobia ainda é uma realidade e que acontece de forma velada por parte de alguns professores. A nova visão que o educador deve ter de seus alunos e alunas tornam o trabalho educativo mais ousado, com quebras de paradigmas impostos pela sociedade de normalidade. A escola deve ser espaço para socialização, respeito a opiniões, ou seja, professores e professoras devem ter em seu dia-a-dia em sala de aula propostas de trabalhos pedagógicos com leituras para uma vida critica e inclusiva.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDiscriminação de sexoen
dc.subject.keywordProfessores e alunosen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleHomofobia : a sexualidade na escola, preconceito explícito ou velado?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-12-02T13:23:32Z-
dc.date.available2011-12-02T13:23:32Z-
dc.date.issued2011-12-02T13:23:32Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2189-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2189-
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