Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21899Arquivos neste item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2017_BiancaSiccaGomes_tcc.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
| Título: | O esporte adaptado na educação física escolar em três Escolas Parque do DF |
| Autor(es): | Gomes, Bianca Sicca |
| Orientador(es): | Athayde, Pedro Fernando Avalone |
| Assunto: | Esportes adaptados Educação física escolar Educação física para deficientes |
| Data de apresentação: | 2017 |
| Data de publicação: | 25-Abr-2019 |
| Referência: | GOMES, Bianca Sicca .O esporte adaptado na educação física escolar em três Escolas Parque do DF. 2017. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
| Resumo: | Este estudo tem por objetivos a) analisar a presença do conteúdo esporte adaptado nas aulas de educação física; b) analisar as possíveis dificuldades dos professores em incluir o tema em suas aulas; c) identificar se houve incidência do tema nas escolas durante as Paralimpíadas Rio 2016. Metodologicamente esta pesquisa baseou-se predominantemente na abordagem qualitativa e classifica-se como exploratória, tem como instrumentos a) revisão bibliográfica; b) pesquisa documental; e, c) aplicação de questionário. A amostra foi composta por 09 (nove) professores de Educação Física de 03 (três) Escolas Parque do Distrito Federal. Encontrou-se como resultados a presença do conteúdo esporte adaptado pela maioria dos professores que compuseram a amostra mesmo que boa parte destes não tenham alunos com deficiência nas suas turmas, como dificuldades eles em sua maioria relataram a falta de materiais específicos para esportes adaptados; em sua maioria os professores relataram que realizaram de alguma forma alguma atividade relacionada aos esportes adaptados no período das Paralimpíadas Rio 2016; além destes resultados que são extremamente satisfatórios ainda temos um resultado que se liga aos benefícios que o esporte adaptado poderia trazer aos alunos, os professores relacionaram a inclusão como principal benefício, segundo os resultados mesmo que não haja alunos com deficiência nas turmas a inclusão pode ser trabalhada através do esporte adaptado. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.