Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos | - |
dc.contributor.author | Lima, Matheus da Silva | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Matheus da Silva. Tonino Guerra: a relação roteiro e poesia nas colaborações com Antonioni e Tarkovsky. 2018. 49., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O seguinte trabalho faz uma breve apresentação do roteirista e poeta italiano Tonino
Guerra, com foco em algumas de suas colaborações com os diretores Michelangelo
Antonioni e Andrey Tarkovsky. Para tanto, o texto faz uso da abordagem de Gilles
Deleuze sobre cinema em seus livros Cinema I e II, além do conceito de Cinema de
Poesia como apresentado por Pier Paolo Pasolini. Finalmente, os filmes A Aventura, A
Noite, O Eclipse, Red Desert e Nostalgia são analisados e hipóteses são feitas sobre a
abordagem para com o roteiro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Guerra, Tonino, 1920-2012 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Roteiros cinematográficos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diretores e produtores de cinema | pt_BR |
dc.title | Tonino Guerra : a relação roteiro e poesia nas colaborações com Antonioni e Tarkovsky | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T14:00:10Z | - |
dc.date.available | 2019-04-25T14:00:10Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21895 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following article makes a brief presentation of italian poet and screenwriter Tonino
Guerra, focusing on some of his collaborations with directors Michelangelo Antonioni
and Andrey Tarkovsky. For this, the text makes use of Gille Deleuze approach to
cinema on his books Cinema I and II, so as the concept of Cinema of Poetry, by Pier
Paolo Pasolini. Finally, the movies L’Avventura, La Notte, L’Eclisse, Deserto Rosso and
Nostalghia are analyzed and hypotheses are made concerning Guerra’s approach to
screenwriting. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|