Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarcosDaSilvaMatos_tcc.pdf745,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos da massagem rápida no estresse em praticantes de atividade física
Autor(es): Matos, Marcos da Silva
Orientador(es): Celi Neto, José
Assunto: Relaxamento
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Abr-2019
Referência: MATOS, Marcos da Silva. Efeitos da massagem rápida no estresse em praticantes de atividade física. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A massagem é uma grande aliada na medicina oriental e, apesar de usada como auxiliar no meio esportivo e estético, sua maior difusão vem sendo como método de relaxamento, há vários anos, porém com poucos estudos científicos para comprovar ou negar a sua eficácia. O estresse é tratado com medicamentos que levam o corpo a um estado de relaxamento agindo no sistema nervoso. Assim estabelecemos avaliar a massagem relaxante com objetivo de verificar se há diminuição do estresse de jovens entre 21 e 30 anos praticantes de atividade física. Foram selecionados de trinta e dois (32) sujeitos, homens, entre dezoito e trinta anos, sem lesões recentes, avaliados previamente com um questionário de percepção subjetiva do estresse e separados em grupo experimental e grupo controle, submetidos a seis semanas de intervenção caraterizada por manobras de massagem com ênfase no relaxamento. Foram reavaliados mais duas vezes ao longo das seis semanas com o mesmo questionário. Os resultados foram comparados entre os grupos e, no grupo intervenção, houve comparação entre pré e pós intervenção. As intervenções de massagem se mostraram efetivas na diminuição dos valores médios de estresse do grupo experimental (pré: 32,94 ± 9,88 e pós: 26,47 ± 5,68), reduzindo também os níveis de estresse de quatro sujeitos de alto para médio. A massagem rápida se mostrou benéfica quanto a diminuição dos níveis de estresse, como vários artigos com resultados positivos quanto ao uso de massagem em casos de dores e relaxamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons