Título: | O imaginário da estante e o consumo nerd |
Autor(es): | Souza, Matheus Corrêa de |
Orientador(es): | Valente, Suelen Brandes Marques |
Assunto: | Consumo (Publicidade) Nerds Cultura popular |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 24-Abr-2019 |
Referência: | SOUZA, Matheus Corrêa de. O imaginário da estante e o consumo nerd. 2018. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve o objetivo de identificar o imaginário coletivo a respeito da estante
entre o público nerd e sua relação com os hábitos de consumo desse público, partindo
da observação de que a exposição de itens e coleções em estantes ou prateleiras é
uma prática valorizada por esse público. Como métodos, foram utilizados a pesquisa
bibliográfica, um questionário quantitativo de caráter exploratório e um grupo focal
elaborado a partir dos insumos coletados pelo primeiro questionário. Concluiu-se que
a montagem da estante e as coleções não são vistas por esse público como uma
simples prática consumista, mas sim como uma forma de construção de identidade,
representação da própria bagagem cultural, expressão estética e curadoria. Também
se observou um distanciamento do consumidor nerd de termos excessivamente
popularizados, como as expressões nerd e geek, demonstrando forte apego ao
aspecto tribal dessa subcultura. |
Abstract: | The objective of this work was to identify the collective imaginary about the shelf in the
context of the nerd culture and its relationship to the consumption habits of the
subgroup, based on the observation of the practice of exposing items and collections
in shelves, stands or bookcases. The methods used were a bibliographic research, an
online survey and a focus group based on its answers. It is concluded that the shelf
and the collections are not perceived by the nerds as an exclusively consumerist
practice, but also a means of identity construction, representation of one’s own cultural
repertory, aesthetic expression and curatorship. The focus group shows resistance to
words such as “nerd” or “geek” as they are perceived as excessively popularized,
demonstrating a strong tribal aspect of this subculture. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propagada, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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