Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carneiro, Rose May | - |
dc.contributor.author | Romano, Gabriela Souza de Melo | - |
dc.identifier.citation | ROMANO, Gabriela Souza de Melo. Acessibilidade no cinema: inserção do cineasta na produção de audiodescrições. 2018. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Audiodescrição (AD) é um mecanismo que tem o objetivo de tornar acessível ao
público, com deficiência visual, conteúdos imagéticos produzidos no âmbito
educacional e cultural. A equipe de produção de audiodescrições normalmente,
segundo Mianes (2016), é formada por um roteirista audiodescritor, um narrador
audiodescritor e um consultor. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, este
trabalho visa propor um novo método de composição da equipe de produção de
audiodescrições, com a presença não somente de audiodescritores, e consultor,
mas também de um cineasta, auxiliando tais profissionais de AD a entenderem mais
sobre a linguagem cinematográfica do produto trabalhado. Tal equipe fará uma
proposta de AD para o curta-metragem Cóclea, trazendo para o produto a
especialidade de cada membro, com o objetivo de tornar a AD mais expressiva e
criativa, tentando favorecer o espectador com deficiência visual na compreensão
estética e crítica do filme como um todo. Esta proposta também discutirá como o
cineasta presente na equipe de produção, trabalha com a estética e a linguagem
cinematográfica na produção da audiodescrição. A partir da produção da
audiodescrição foi feita uma apresentação para alunos e professores do Centro
Especial de Ensino para Deficientes Visuais (CEEDV), de Brasília, buscando a
avaliação do serviço em questão. Os resultados demonstraram ser possível a
inserção de um cineasta na equipe de produção de audiodescrições, sendo um
diferencial para o desenvolvimento expressivo do roteiro e narração audiodescrita,
tendo como fundamento as falas da entrevista feita com tais espectadores. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Audiodescrição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem cinematográfica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tradução audiovisual | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade no cinema : inserção do cineasta na produção de audiodescrições | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T12:16:56Z | - |
dc.date.available | 2019-04-24T12:16:56Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21882 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Audiodescription (AD) is a mechanism that aims to make accessible to the visually
impaired public imagistic contents produced in the educational and cultural spheres.
According to Mianes (2016), the production team of audiodescriptions usually
consists of an audio-scriptwriter, an audio-narrator, and a consultant. As a qualitative
experiment, this work aims to propose a new method of composing the
audiodescription production team, with the presence not only of audiodescribers, but
also of a filmmaker, helping such AD professionals to understand more about the
cinematographic language of the product worked. This team will make an AD
proposal for the short film Cóclea, bringing to the product the specialty of each
member, with the aim of making the AD more expressive and creative, trying to favor
the visually impaired viewer in the aesthetic and critical understanding of the film as a
whole. This proposal will also discuss how the filmmaker is present in the production,
inserts and works with aesthetics and cinematographic language in the production of
audiodescription. Once the audio description was produced a presentation was made
of the same for students and teachers of the Special Center for Teaching Visually
Impaired (CEEDV), seeking the evaluation of the product in question. The results
showed that it is possible for a filmmaker to be included in the production team for
audioescriptions, based on the statements of the interview with such viewers | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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