Resumo: | As mídias têm estabelecido novas formas de ver e de interpretar o mundo, modificando até mesmo o
conceito de infância, os seus modos de brincar e de aprender, mostrando assim a importância de se
entender como elas se relacionam com as práticas culturais e corporais dos alunos. O presente
trabalho visa contribuir para uma pesquisa na interseção dos campos da Educação Física, infância e
mídias, tendo como objetivo identificar e analisar práticas culturais e consumo de mídias entre
estudantes da Educação Básica de Brasília-DF. Para isso foi realizado um processamento documental
de formulários compostos por perguntas abertas e fechadas que destacam aspectos significativos das
práticas culturais e consumo de mídias, como acesso a equipamentos, tipos de uso das mídias,
interesses por programações ou jogos, acesso a teatro, cinema e lazer, bem como brincadeiras. Esses
documentos compõem o banco de dados do Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação (IMAGEM),
disponível na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Os procedimentos
metodológicos utilizados foram a pesquisa documental complementada por uma pesquisa bibliográfica
sobre o tema “Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças”. Os formulários que compõem o
estudo foram aplicados em sete escolas do Distrito Federal durante o período de 2009 a 2012, sendo
este o recorte temporal da pesquisa. Fizeram parte da pesquisa seis escolas públicas e uma
particular. Os dados foram organizados predominantemente em forma de tabelas, mas também aparecem
na pesquisa transcrições literais das falas dos sujeitos pesquisados. O estudo é composto por 142
alunos, sendo que desse total 52,8% são meninos e 47,2% são meninas e a idade varia entre sete e
dezenove anos. Os resultados mostraram que a televisão é a mídia mais presente na casa dos alunos,
com 100% dos sujeitos indicando tê-la em suas residências. Os dados referentes aos telefones
celulares também apresentam grande relevância, pois apenas 8,6% dos alunos não possuem celular. Os
dados ainda indicam uma grande participação das mídias na vida dos alunos pesquisados, uma vez que
mais da metade deles recorrem a elas para ocupar o tempo livre. Já as práticas corporais apareceram
como segunda opção, sendo que dessas práticas corporais, a maioria dos alunos se refere às práticas
esportivas, principalmente o futebol. |