Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Patrícia C. Campos | - |
dc.contributor.author | Silva, Selma Rosa da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Selma Rosa da. Alfabetização e letramento: a realidade de uma escola pública em Goiânia sob a ótica da inclusão. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | A alfabetização e o letramento de alunos com necessidades educacionais especiais exigem mudanças inevitáveis nas práticas e nos paradigmas educacionais. Driblar os entraves advindos da falta de recursos para atender ao que pressupõem as medidas inclusivas é missão urgente, que exige do educador uma proposta voltada para a realidade do educando, contemplando a participação da família e da escola como um todo. Ainda que seja uma gota num oceano de dúvidas, este estudo bibliográfico e empírico de casos múltiplos mostra o que ocorre em uma escola pública de Goiânia/GO, o que pode ser um caminho para o sucesso das práticas inclusivas. Participaram deste estudo dois alunos NEEs, duas professoras, a coordenadora pedagógica, a diretora da instituição e as mães dos educandos, que responderam entrevistas e questionários, e oportunizaram concluir que a inclusão escolar não só é possível como, também, requer práticas diferenciadas, podendo favorecer a aprendizagem de todos os estudantes com defasagens na aprendizagem. Tais práticas requerem, muitas vezes, apenas mudanças nas formas de ver e aceitar a educação, como ponto de partida, para romper com a discriminação e promover a inserção social do cidadão. Através de uma proposta políticopedagógica que contemple os ANEES, articule a participação das famílias e da comunidade escolar e, sobretudo num trabalho contínuo para a recuperação da credibilidade, o educador pode alcançar o sucesso com a inclusão. Embora seja um tema recorrente, e até mesmo por isto, espera-se que essa pesquisa possa contribuir com educadores/pesquisadores para o aprimoramento da compreensão teórica e prática a respeito da alfabetização e do letramento, na promoção da inclusão escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Estudantes deficientes | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | Alfabetização e letramento : a realidade de uma escola pública em Goiânia sob a ótica da inclusão | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-12-02T12:27:23Z | - |
dc.date.available | 2011-12-02T12:27:23Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-02T12:27:23Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2186 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2186 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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