Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21846
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PedroHenriqueAlbuquerqueDeBarros_tcc.pdf13,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O universo sonoro cinematográfico : um estudo comparativo entre as obras fílmicas de animação Wall-E e O Menino e o Mundo
Autor(es): Barros, Pedro Henrique Albuquerque de
Orientador(es): Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Assunto: Animação (Cinematografia)
Cinema sonoro
Recursos audiovisuais
Registros sonoros
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 16-Abr-2019
Referência: BARROS, Pedro Henrique Albuquerque de. O universo sonoro cinematográfico: um estudo comparativo entre as obras fílmicas de animação Wall-E e O Menino e o Mundo. 2018. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A questão da produção de conteúdos sonoros dentro da indústria audiovisual é um terreno ainda pouco explorado no universo acadêmico brasileiro. Neste sentido, definimos nosso objeto de estudo no amplo escopo do universo sonoro cinematográfico – linguagem, desenho sonoro, sua concepção e as suas aplicações –, voltando-nos para a problemática da importância destas dimensões no trabalho com o produto audiovisual. Metodologicamente, em relação à abordagem do tema, a presente pesquisa é de natureza qualitativa. Esta escolha se dá pela demasiada abstração do tema escolhido, sendo dificultada a sua abordagem se não a partir da reflexão sobre um produto já consolidado. Assim, quanto aos objetivos, e para evitar ambiguidades ou inferências inconclusivas, analisamos comparativamente o universo sonoro de dois filmes de animação: Wall-E e o O Menino e o Mundo. Este estudo busca trazer à luz diversas formas de análise sonora e conceitos relacionados aos estudos de áudio que podem motivar pesquisas posteriores.
Abstract: The issue of audio engineering within the audiovisual industry is a terrain still little explored in the Brazilian academic universe. In this sense, we define our object of study in the wide scope of the cinematic sonorous universe - language, sound design, its conception and its applications -, returning to the problematic of the importance of these dimensions in the work with the audiovisual product. Methodologically, in relation to the approach of the theme, the present research is qualitative in nature. This choice is due to too much abstraction of the chosen theme, being difficult to approach if not from the reflection on a product already consolidated. Thus, with regard to objectives, and to avoid ambiguities or inconclusive inferences, we comparatively analyze the sound universe of two animated films: Wall-E and O Menino e Mundo. This study seeks to bring to light various forms of sound analysis and concepts related to audio studies that may motivate further research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.