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2018_ThiagoGuimaraesCampello_tcc.pdf309,91 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMartins, Pablo Gonçalo Pires de Campos-
dc.contributor.authorCampelo, Thiago Guimarães-
dc.identifier.citationCAMPELO, Thiago Guimarães. Erotismo e adaptação literária para o cinema: de Guy de Maupassant a Max Ophüls. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo proporcionar uma reflexão a respeito do erotismo como manifestação humana presente na literatura e no cinema por meio de seus artifícios formais, tais como elementos da linguagem cinematográfica e do fazer literário. Através de levantamento teórico sobre a adaptação, busca-se entender as relações e afastamentos entre texto e imagem, bem como, através da capacidade de transcodificação apontado pela teoria da adaptação, pretende-se demonstrar como o conceito de erotismo se configura na passagem do texto literário para o filme. Por fim, analisa-se três contos de Guy de Maupassant sobre a ótica do erotismo, Le masque (1889), Le modele (1883), La Maison Tellier (1881) e como eles foram transpostos para o cinema através do filme Le plaisir (1952), de Max Ophüls.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordErotismo na literaturapt_BR
dc.subject.keywordContos francesespt_BR
dc.subject.keywordAdaptações para o cinemapt_BR
dc.titleErotismo e adaptação literária para o cinema : de Guy de Maupassant a Max Ophülspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T15:05:03Z-
dc.date.available2019-04-16T15:05:03Z-
dc.date.submitted2018-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21845-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract3Le but de ce mémoire de fin de cours est de proposer une réfléxion sur l'érotisme comme manifestation humaine présente dans la littérature et dans le cinéma par leurs procédures, comme les éléments du langage cinématographique et celui de la littérature. À partir d'un sondage d'études théoriques sur l'adaptation on tente de comprendre les rélations et les éloignements entre texte et image, aussi comme à partir de la capacité de transcodage indiquée par la théorie de la l'adaptation, on souhaite montrer comment le concept d'érotisme se présente dans le passage du texte littéraire au film. Finalement, on analyse trois contes de Guy de Maupassant sur le point de vue de l'érotisme, La masque (1889), Le modèle (1883), La Maison Tellier (1881), ainsi comme leurs rapports de transposition au cinéma dans le film Le plaisir (1952) de Max Ophüls.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



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