Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria Carolina Texeira de | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Maria Carolina Texeira de. A contribuição das histórias em quadrinhos na aprendizagem: a percepção do bibliotecário escolar. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | As bibliotecas são fundamentais no ambiente escolar, sendo responsáveis por disponibilizar acesso à informação e ao conhecimento. Atualmente, muitas crianças e jovens gostam de histórias em quadrinhos, sendo leitores deste gênero. Dessa forma, os quadrinhos também podem ser benéficos no ambiente escolar, visto que possuem fatores que podem ser de grande valia para o desenvolvimento do pensamento crítico e da aprendizagem. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar qual a contribuição das histórias em quadrinhos na aprendizagem do ponto de vista do bibliotecário escolar. Neste estudo foi utilizado como metodologia a pesquisa quantitativa, realizada através da aplicação de um questionário on-line, composto de 18 questões, destinado aos bibliotecários atuantes nas escolas de todo o Brasil. Os resultados mostraram que as bibliotecas escolares possuem poucos exemplares de histórias em quadrinhos e que, embora sejam mais consumidas como leitura por lazer, também são usadas para fins pedagógicos, mas com pouca frequência. Os bibliotecários avaliaram de forma positiva o uso dos quadrinhos como ferramenta para aprendizagem e entendem a sua importância. Isso se deve à ludicidade e a simplicidade presente neste material, que possui grande potencial, com a abordagem de assuntos transversais, a possibilidade de ampliação do vocabulário, interpretação de texto e de imagens e muitas outras vantagens. Portanto, é um ótimo complemento ao currículo escolar, ensino e aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - livros e leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.title | A contribuição das histórias em quadrinhos na aprendizagem : a percepção do bibliotecário escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T14:00:09Z | - |
dc.date.available | 2019-04-16T14:00:09Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21841 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Libraries are fundamental at school, being responsible for providing access to information and knowledge. Today, many children and youth like comic books and are readers of this genre. In this way, comics can also be beneficial at school, since they have factors that can be of great value for the development of critical thinking and learning. Thus, this research aims to analyze the contribution of comics in learning from the point of view of the school's librarian. In this study, the quantitative research was used as a methodology, carried out through the application of an online questionnaire, composed of 18 questions, intended for librarians working in schools throughout Brazil. The results showed that school's libraries have few comic books and although they are more consumed as leisure reading, they are also occasionally used for pedagogical purposes. Librarians have positively evaluated the use of comics as a learning tool and understand their importance. This is due to the playfulness and simplicity presented in this material, which has great potential, with such as transversal subjects, the possibility of vocabulary expansion, interpretation of text and images, and many other advantages. Therefore, it is a great complement to the school curriculum, students's teaching and learning. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|