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Título: A biblioterapia como instrumento de socioeducação
Autor(es): Araújo, Maria Clara Silva
Orientador(es): Brito, Marcilio de
Assunto: Biblioterapia
Socioeducação
Adolescentes em privação de liberdade
Adolescentes infratores
Data de apresentação: 29-Nov-2018
Data de publicação: 16-Abr-2019
Referência: ARAÚJO, Maria Clara Silva. A biblioterapia como instrumento de socioeducação. 2018. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a influência da leitura e a possibilidade de aplicação de técnicas biblioterapêuticas como instrumento de ressignificação da autoimagem e de ressocialização de adolescentes do sexo feminino em cumprimento de medida socioeducativa de internação e semiliberdade no Distrito Federal. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, a respeito dos procedimentos técnicos, ressaltando-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo, abordados de forma qualitativa com aplicação de entrevistas semiestruturadas in loco. As entrevistas foram realizadas na Unidade de Internação de Santa Maria e na Unidade de Semiliberdade Feminina do Guará, ao todo participaram sete adolescentes, quatro agentes socioeducativos e um diretor. Além disso, foram realizadas duas entrevistas por telefone com egressas do sistema socioeducativo do Distrito Federal. O levantamento bibliográfico apresenta a história, conceitos e formas de aplicação da biblioterapia, descreve a noção de desenvolvimento do self dialógico, expõe a evolução da justiça juvenil no Brasil, desde o Código Criminal do Império até o Estatuto da Criança e do Adolescente e, por fim, explica o funcionamento do Sistema Socioeducativo no Distrito Federal. Os resultados demonstram a existência de um foco de interesse pela leitura dentro das unidades socioeducativas, carente de incentivos, fomento e apoio político-institucional. A quase inexistente vontade política para projetos de fomento a leitura apareceu como principal fator de inibição tanto aos projetos existentes como ao surgimento de novas iniciativas. As ações de sucesso reveladas pelo estudo apontam sempre para iniciativas pessoais de agentes ou diretorias locais. É consenso entre os entrevistados de que a leitura auxilia positivamente no processo de ressocialização dos jovens.
Abstract: The following piece aimed at analyzing the influence of reading and the possibility of utilization of bibliotherapeutic techniques as a tool of self-image rethinking for female teenagers going through semiliberty and internment correctional measures. The research is portrayed as exploratory, related to the technical procedures, emphasizing both bibliographic research and field work, developed in a qualitative approach along with semi-structured in-person interviews. The interviews were conducted in Unidade de Internação de Santa Maria and Unidade de Semiliberdade Feminina do Guará, they had seven teenagers, four agents and a director as contributors. Furthermore, two other interviews were made through telephone with people who were formerly in the correctional measures system of Distrito Federal. The bibliographic analysis presents ways of applying bibliotherapy along with its history and concepts; describes the dialogical self development; exposes the Brazilian juvenile justice system development, since the Empire’s Penal Code until the current Estatuto da Criança e do Adolescente; and, finally, explains how Distrito Federal’s correctional measures system works. The results have showed the existence of literature interest inside the units, which lack incentives, funding and political-institutional support. The anemic politic will for literature encouraging programs came out as the main inhibiting factor for both existent programs and the promotion of new initiatives. The prosperous actions revealed by the study always point towards individual actions by agents or directors. The interviewees consensually agree that reading is a powerful tool of guidance in the resocialization process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
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