Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21837
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LelioDeAraujoSilva_tcc.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão ambiental na Biblioteca Central da Universidade de Brasília : estudo à luz da A3P, legislações e normas
Autor(es): Silva, Lélio de Araújo
Orientador(es): Rodrigues, Georgete Medleg
Assunto: Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Gestão ambiental
Preservação ambiental
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 16-Abr-2019
Referência: SILVA, Lélio de Araújo. Gestão ambiental na Biblioteca Central da Universidade de Brasília: estudo à luz da A3P, legislações e normas. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A monografia analisa a gestão ambiental na Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília, buscando verificar se essas ações ambientais são desenvolvidas na instituição de modo a se adequar à agenda ambiental do mundo atual. Para a contextualização do tema destacou-se os aspectos históricos da gestão ambiental, bem como o levantamento de algumas normas, legislações e aspectos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), considerando que a BCE faz parte de uma instituição pública, a Universidade de Brasília. Para tanto, buscou mapear as ações da Biblioteca Central (BCE) relacionadas com a gestão ambiental, o que foi feito por meio da elaboração e aplicação de um questionário ao diretor da BCE, com questões estruturadas, semiestruturadas e abertas, de acordo com a Cartilha da A3P proposta pelo Ministério do Meio Ambiente, para obter um diagnóstico da instituição e propor medidas para as deficiências e adequação à Gestão Ambiental. A revisão de literatura sobre o tema ambiental também contribuiu para o entendimento da questão e a elaboração do questionário. Conclui que as ações da BCE ainda estão muito aquém do necessário para se adequar a uma agenda ambiental conforme preconizados pela bibliografia estudada e por documentos com diretrizes para esse tema. Recomenda-se que a BCE implemente as diretrizes da Agenda Ambiental na Administração Pública, como o melhor caminho para que a BCE revise as posturas, atitudes e práticas para se alcançar a responsabilidade socioambiental.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons