Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21833
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThaisDaSilvaRodrigues_tcc.pdf806,28 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLins, Greyciane Souza-
dc.contributor.authorRodrigues, Thaís da Silva-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Biblioteca escolar como espaço de incentivo à leitura e ensino-aprendizagem: pesquisa participante sobre contação de histórias. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o potencial educacional de um projeto de leitura em ambiente escolar. Demonstra que a biblioteca escolar tem um papel fundamental na vida do aluno como função educadora e da constante necessidade de imersão no processo de ensino-aprendizagem. Para que isso aconteça, é primordial a comunicação entre o bibliotecário e colaboradores do corpo pedagógico. Nesse contexto, o bibliotecário deve assumir o papel de educador e incentivador da leitura. A leitura é uma atividade capaz de atuar na formação social, cognitiva e emocional na vida de um indivíduo. A proposta apresentada inseriu a contação de história e demais atividades lúdicas no ensino fundamental 01. Esse método foi aplicado e amplamente administrado pela autora em uma escola do ensino privado em Brasília. Foi constatado o intuito de formar leitores que incluem o espaço da biblioteca em suas rotinas. Aumentou-se a percepção da relevância do profissional bibliotecário, criando a partir dessas atividades, crianças que buscam a leitura como recurso de prazer, conhecimento e valores sociais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInteresses na leiturapt_BR
dc.subject.keywordCrianças - livros e leiturapt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleBiblioteca escolar como espaço de incentivo à leitura e ensino-aprendizagem : pesquisa participante sobre contação de históriaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T12:44:36Z-
dc.date.available2019-04-16T12:44:36Z-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21833-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work presents the history of the emergence of libraries in Brazil, as well as the concept of school library and its main proposals. Subsequently, it is evident that the school library plays a fundamental role in the student's life as an educational function and the constant need for immersion in the teaching-learning process. For this to happen, communication between the librarian and the pedagogical team is paramount. In this context, the librarian must assume the role of educator and encouraging reading. Reading is an activity capable of acting in social, cognitive and emotional formation in an individual's life. The proposal presented inserted the narrative and other play activities in elementary school. This method was applied and widely administered by the author in a private school in Brasilia. The intention was to train readers who included library space in their routines. The perception of the relevance of the professional librarian increased, creating from these activities children who seek reading as a resource of pleasure, knowledge and social values.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons