Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2182
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VivianneFlaviaCardoso.pdf576,7 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorCardoso, Vivianne Flávia-
dc.identifier.citationCARDOSO, Vivianne Flávia. O circo: uma proposta de ação inclusiva em educação física para a educação básica. 2011. ix, 88 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractIncluir significar fazer parte, inserir, pertencer a um processo. Na escola, a inclusão significa a inserção das minorias sociais nas classes regulares de ensino. Esta investigação teve por objetivo descrever e analisar processo de inclusão de alunos deficientes nas aulas de Educação Física na educação infantil, realizada durante o trabalho desenvolvido sobre a temática do Circo em uma escola pública de Vitória durante os meses agosto a novembro de 2010. Optamos pela abordagem qualitativa, pois esta tem o foco nas relações humanas buscando compreender os sentidos atribuídos aos sujeitos para sua ação, interpretando-a num contexto social e histórico específico (Bracht e Gomes, 2010). A intervenção foi planejada visando vivenciar com as crianças práticas corporais atreladas a temática do circo do circo de forma lúdica e prazerosa, visando à participação de todos. Durante a intervenção percebemos vários momentos em que a contribuição desta área de conhecimento esteve presente, momentos de cooperação e de ajuda, de mediação, de superação e de aprendizagem por parte dos alunos e da equipe e de certa foram por toda comunidade escolar. Acreditamos que a Educação Física contribui na construção de uma escola inclusiva na medida em que integra pessoas, sentimentos, ações e saberes e fazeres diferentes, quando tece reflexões sobre os significados e sentidos que as ações corporais têm dentro da escola e na vida das pessoas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCrianças com deficiência - educação físicaen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleO circo : uma proposta de ação inclusiva em educação física para a educação básicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-12-02T12:16:48Z-
dc.date.available2011-12-02T12:16:48Z-
dc.date.issued2011-12-02T12:16:48Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2182-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons