Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21829
Título: | Metodologias de ensino conhecidas e adotadas por professores de educação física do GDF |
Autor(es): | Oliveira, Lucas Rodrigues |
Orientador(es): | Costa, Felipe Rodrigues da |
Assunto: | Professores de educação física Educação física escolar |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 16-Abr-2019 |
Referência: | OLIVEIRA, Lucas Rodrigues. Metodologias de ensino conhecidas e adotadas por professores de educação física do GDF. 2017. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Uma metodologia de ensino é formulada para guiar o professor que a utiliza a
alcançar seus objetivos. Na Educação Física escolar diversas metodologias já foram criadas, como
visto em trabalhos de Palafox e Nazari (2007) e Coutinho e Silva (2009) .Objetivo: verificar quais
as metodologias de ensino conhecidas e utilizadas por professores de Educação Física da Secretaria
de Ensino do GDF e tentar relacionar os dados obtidos com as pesquisas desenvolvidas
simultaneamente a essa no Laboratório de Análise do Desempenho Esportivo (LADESP) que tratam sobre
os conhecimento didático do professor de Educação Física do GDF. Metodologia: foi aplicado um
roteiro de entrevistas a uma amostra de 17 professores, essa amostra foi extraída de uma população
de 62 professores inseridos em 50 escolas públicas do GDF, na Regional de Ensino do Plano
Piloto/Cruzeiro. Análise e discussão dos dados: poucos professores mostraram ter conhecimento sobre
metodologias de ensino para a Educação Física Escolar. Dos 13 professores entrevistados, 5 souberam
citar alguma metodologia de ensino. Quando relacionado ao relato sobre a qualidade da formação
acadêmica dos professores entrevistados enxerga-se uma relação com as respostas sobre o
conhecimento metodológico, na qual 75% dos professores, do grupo que soube citar alguma
metodologia, relatou que sua formação acadêmica foi de extrema importância. Já no grupo que relatou
que teve uma formação acadêmica ruim, apenas 14% souberam citar alguma metodologia de ensino.
Conclusão: o conhecimento metológico dos professores de Educação Física se mostrou muito baixo
através dos dados levantados, assim como o número de professores que soube citar alguma
metodologia. A importância da formação profissional parece ser determinante para que o professor
possua um melhor conhecimento metodológico e, por fim, há a necessidade do desenvolvimento dessa
pesquisa, feito de forma longitudinal/observacional para que dados mais fidedignos possam ser
obtidos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons