Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21826
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasFreschiSato_tcc.pdf4,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFrança, Luiz Daniel Jatobá-
dc.contributor.authorSato, Lucas Freschi-
dc.identifier.citationSATO, Lucas Freschi. Literatura e relações internacionais: recepção de Jorge Amado nos Estados Unidos e na União Soviética. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEscritor baiano e comunista, Jorge Amado foi o primeiro escritor brasileiro a ganhar as massas no exterior, situando-se como um caso singular de internacionalização da literatura brasileira. Neste trabalho busca-se compreender a recepção da literatura amadiana no sistema literário dos Estados Unidos e da União Soviética, no contexto da Guerra Fria. Para tanto, propôs-se o diálogo entre as Relações Internacionais e a Literatura. Desta, empregaram-se as teses da Escola de Constança (Estética da Recepção) em sua centralidade do leitor empírico e sua preocupação metodológica de se proceder a análise do horizonte de expectativas e a recepção, em nível histórico e estético, que cercam uma obra literária. Enquanto das RI, levou-se em consideração as teorias de inspiração sociológica que servissem a entender a recepção das obras, sobretudo dos estudos pós-coloniais e feministas. A partir desse diálogo teórico, baseia-se a análise da recepção de Gabriela, clove and cinnamon (1962) nos EUA e de Capitães da Areia (1976) na União Soviética, de forma a primeiro reconstruir o horizonte de expectativas e, em seguida, analisar a recepção de ambos os casos. Conclui-se que a recepção da literatura amadiana esteve condicionada ao cumprimento do horizontes de expectativas do leitor (seja na busca pelo exótico ou pela identificação e ressignificação), teve efeito de reafirmar narrativas ideológicas (tanto pró quanto anti-comunista) e estiveram menos preocupadas em acessar representações da cultura brasileira do que confirmar seus próprios horizontes de expectativa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileirapt_BR
dc.subject.keywordFeminismopt_BR
dc.subject.keywordRelações internacionaispt_BR
dc.titleLiteratura e relações internacionais : recepção de Jorge Amado nos Estados Unidos e na União Soviéticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-15T15:21:55Z-
dc.date.available2019-04-15T15:21:55Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21826-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Jorge Amado was the first Brazilian writer to gain the masses outside his country, standing out as a unique case of the internationalization of the literature produced in Brazil. This paper seeks to understand the reception of Amadian literature in the United States and the Soviet Union literary systems, during the Cold War. For that, I propose the dialogue between International Relations and Literature. From Literature, the School of Constance’s theses were used in its centrality of the empirical reader and its methodological concern to proceed to the horizon of expectations analysis and the reception analysis, from a historical and aesthetic level. While from the IR, theories of sociological inspiration were taken into account, especially from postcolonial and feminist studies. The analysis of the reception of Gabriela, Clove and Cinnamon (1962) in the USA and Captains of Sand (1976) in the Soviet Union is based on this theoretical dialogue, in order to first reconstruct the horizon of expectations and then analyze the reception in both cases. It was concluded that the reception of Amadian literature was conditioned by the fulfillment of the horizons of the reader's expectations (whether in the search for the exotic or the identification and resignification), had the effect of reaffirming ideological narratives (both pro and anti-communist) and were less concerned to access representations of Brazilian culture than to confirm their own horizons of expectation.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.21826pt_BR
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons