Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Contreras Pineda, Francisco Javier | - |
dc.contributor.author | Marques, Murilo de Carvalho | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Murilo de Carvalho. Proposta de modelo de consumo de combustível nos sistemas de coleta dos resíduos sólidos urbanos: estudo de caso no Distrito Federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A geração de resíduos sólidos no Brasil tem sofrido aumentos anuais significativos, crescendo mais
do que a população do país. Em 2016, foram gerados 78,3 milhões de toneladas de resíduos, deste
total, 91% dos resíduos foram coletados. A coleta é realizada por caminhões movidos a óleo diesel
com carrocerias sem compactação ou com carrocerias compactadoras, responsáveis por emitir diversos
poluentes atmosféricos, como o CO2, N2O, CH4, NOX, CO e Material Particulado, que podem causar
danos à vegetação e a colheita, desencadear chuvas ácidas, contaminar o solo e a água e provocar
doenças respiratórias e cardiovasculares em curto prazo, e em longo prazo, contribuir para a
intensificação do efeito estufa e do aquecimento global. Este projeto de conclusão de curso tem
como objetivo analisar a contribuição de poluentes atmosféricos (gases de efeito estufa e poluentes
locais) gerados pela coleta de resíduos sólidos urbanos através do consumo de combustível. Sendo
gerados ao final do trabalho, modelos capazes de estimar o consumo de combustíveis a partir das
distâncias percorridas, peso transportado, tempo em movimento, tempo parado e tempo total gasto com
a coleta. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lixo - eliminação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poluição | pt_BR |
dc.title | Proposta de modelo de consumo de combustível nos sistemas de coleta dos resíduos sólidos urbanos : estudo de caso no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-15T14:07:44Z | - |
dc.date.available | 2019-04-15T14:07:44Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21823 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Gomes, Paulo Celso dos Reis | - |
dc.description.abstract1 | Solid waste generation in Brazil has experienced significant annual increases, growing more
than the country's population. In 2016, 78.3 million tons of waste were generated, of this total,
91% of the waste was collected. The collection is carried out by heavy-duty diesel vehicles,
responsible for emitting various atmospheric pollutants such as CO2, N2O, CH4, NOX, CO and
Particulate Material, which can cause damage to the vegetation and the harvest, triggering acid
rain, contaminating soil and water, and causing respiratory and cardiovascular diseases in the
short term, and in the long term, contribute to the intensification of the greenhouse effect and
global warming. This graduation final project aims to analyze the contribution of atmospheric
pollutants generated by the collection of municipal solid waste through fuel consumption. At the
end of the study, models capable of estimating fuel consumption based on distances traveled,
transported weight, time in motion, stopped time and total time spent collecting were generated | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Ambiental
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