Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusFormigaLarrossa_tcc.pdf17,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Método para identificação de indicadores prioritários para sustentabilidade em meios de hospedagem : estudo de caso aplicado à gestão das águas e dos resíduos sólidos nos distritos de Morro de São Paulo e Gamboa-BA
Autor(es): Larrossa, Matheus Formiga
Orientador(es): Alves, Conceição de Maria Albuquerque
Coorientador(es): Contreras Pineda, Francisco Javier
Assunto: Impacto ambiental
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: Dez-2018
Data de publicação: 15-Abr-2019
Referência: LAROSSA, Matheus Formiga. Método para identificação de indicadores prioritários para sustentabilidade em meios de hospedagem: estudo de caso aplicado à gestão das águas e dos resíduos sólidos nos distritos de morro de São Paulo e Gamboa-BA. 2018. 150 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os Meios de Hospedagem, enquanto atividade turística, implicam uma série de impactos ambientais atrelados à sua rotina operacional, provocando a supressão de recursos naturais para atender às necessidades dos empreendimentos turísticos e às expectativas do público visitante. A expansão destas atividades, nos últimos dez anos, nos Distritos de Morro de São Paulo e Gamboa, Município de Cairu-Ba, ocorreu sob condições insuficientes de infraestrutura urbana no local. Colocam-se, portanto, os meios de hospedagem como um dos atores no papel de coordenar o desenvolvimento de forma mais sustentável, reduzindo os impactos sobre os recursos do local e buscando ao mesmo tempo garantir a sustentabilidade de suas atividades. Nesse contexto, o presente trabalho identificou indicadores de sustentabilidade ambiental com foco no gerenciamento das águas e dos resíduos sólidos aplicados em âmbito mundial, na certificação de estabelecimentos em turismo sustentável, e propôs metodologia para identificação de indicadores prioritários para uma gestão mais sustentável das águas e dos resíduos sólidos em meios de hospedagem no local, podendo esta expandir-se para outras localidades com características semelhantes. Com tal objetivo, foi aplicada metodologia de apoio à decisão Fuzzy Delphi por meio de consulta à referências acadêmicas com experiência e atuação na área de saneamento, além de representantes de empreendimentos de hospedagem no local. Os resultados da consulta foram analisados utilizando método de agregação de opiniões difusas por similaridade. Referido processo demonstrou capacidade em intermediar interesses difusos, promovendo um processo participativo na identificação de indicadores prioritários que, respaldados tecnicamente pela academia e politicamente pelos representantes locais, promove-se como importante instrumento para solução de aspectos que refletem na degradação ambiental e que, assim solucionadas, promoverão, por meio da qualidade ambiental, a sustentabilidade das atividades turísticas ali presentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons