Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MichelleCristinadeMendoncaCarvalhoDamaso.pdf835,42 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVasconcelos, Riane Natália Soares-
dc.contributor.authorDamaso, Michelle Cristina de Mendonça Carvalho-
dc.identifier.citationDAMASO, Michelle Cristina de Mendonça Carvalho. As barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos com deficiência física. 2011. 52 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública municipal com a finalidade de descobrir como as barreiras arquitetônicas interferem na inclusão de alunos com deficiência física. Para tanto foi feita uma prévia pesquisa bibliográfica sobre o tema a fim de fornecer embasamento teórico á pesquisa de campo realizada posteriormente. Nele estão contidas informações acerca da deficiência física, além da Inclusão como um processo necessário à uma educação de qualidade; apresenta também a questão da acessibilidade como um direito do indivíduo enquanto cidadão.O objetivo central do trabalho é investigar a importância da acessibilidade arquitetônica para a inclusão de alunos com deficiência física.Para tanto utilizou-se a metodologia qualitativa, desenvolvida através de entrevistas aplicadas à duas professoras da escola campo e à mãe da aluna alvo da pesquisa. Após a coleta e análise dos resultados obtidos constatou-se que as barreiras arquitetônicas prejudicam de forma significativa a inclusão escolar de alunos com deficiência física.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAcessibilidadeen
dc.subject.keywordPessoas com deficiência físicaen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.titleAs barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos com deficiência físicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-12-02T12:09:31Z-
dc.date.available2011-12-02T12:09:31Z-
dc.date.issued2011-12-02T12:09:31Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2181-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2181pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons