Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Riane Natália Soares | - |
dc.contributor.author | Damaso, Michelle Cristina de Mendonça Carvalho | - |
dc.identifier.citation | DAMASO, Michelle Cristina de Mendonça Carvalho. As barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos com deficiência física. 2011. 52 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública municipal com a finalidade de descobrir como as barreiras arquitetônicas interferem na inclusão de alunos com deficiência física. Para tanto foi feita uma prévia pesquisa bibliográfica sobre o tema a fim de fornecer embasamento teórico á pesquisa de campo realizada posteriormente. Nele estão contidas informações acerca da deficiência física, além da Inclusão como um processo necessário à uma educação de qualidade; apresenta também a questão da acessibilidade como um direito do indivíduo enquanto cidadão.O objetivo central do trabalho é investigar a importância da acessibilidade arquitetônica para a inclusão de alunos com deficiência física.Para tanto utilizou-se a metodologia qualitativa, desenvolvida através de entrevistas aplicadas à duas professoras da escola campo e à mãe da aluna alvo da pesquisa. Após a coleta e análise dos resultados obtidos constatou-se que as barreiras arquitetônicas prejudicam de forma significativa a inclusão escolar de alunos com deficiência física. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | en |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência física | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Inclusão social | en |
dc.title | As barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos com deficiência física | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-12-02T12:09:31Z | - |
dc.date.available | 2011-12-02T12:09:31Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-02T12:09:31Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2181 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2181 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|