Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21819
Título: | Dupla jornada do atleta-estudante e seus desafios no brasil e em algumas nações da União Europeia |
Autor(es): | Morais, Lucas Vieira |
Orientador(es): | Azevêdo, Paulo Henrique |
Assunto: | Estudantes universitários Atletas Esportes universitários |
Data de apresentação: | Dez-2017 |
Data de publicação: | 15-Abr-2019 |
Referência: | MORAIS, Lucas Vieira. Dupla jornada do atleta-estudante e seus desafios no Brasil e em algumas nações da União Europeia. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017. |
Resumo: | O processo de desenvolvimento tecnológico está cada vez mais intenso, os
processos empresariais cada vez mais rápidos, as exigências do mercado cada vez maiores e as
pessoas cada vez mais sem tempo. Nessa conjuntura de sociedade, a vida do atleta-estudante se situa
externamente a um quadro de simples adequação, pois tem a árdua tarefa de conciliar o treinamento
esportivo e os estudos, sem contar com as outras atividades do seu dia-a-dia. O objetivo desse
estudo foi averiguar quais os principais desafios e motivações, além da importância da tarefa de
ter que conciliar as atividades inerentes ao papel de atleta e de estudante, ao longo da Educação
básica e do Ensino superior, no Brasil e em alguns países da União Europeia. Foi um artigo de
revisão narrativa, com coleta de dados por meio de levantamento documental e bibliográfico. Os
resultados indicam que a organização do tempo é primordial para que os jovens consigam bons
resultados esportivos e acadêmicos, sendo necessário para isso, a flexibilidade dos centros
educacionais e dos centros de treinamento, além de ser extremamente benéfica um auxílio
profissional especializado, como é sugerido por Wyllemann, Lavallee e Alfermann (1999). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons