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https://bdm.unb.br/handle/10483/21816
Título: | Flexibilização educacional e transtorno do espectro autista : um estudo de caso |
Autor(es): | Lira, Leandro Martins |
Orientador(es): | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de |
Assunto: | Mediação pedagógica Natação |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 15-Abr-2019 |
Referência: | LIRA, Leandro Martins. Flexibilização educacional e transtorno do espectro autista: um estudo de caso. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho foi realizado no projeto de extensão de natação para pessoas com deficiência da
Universidade de Brasília. O projeto oferece momentos de interação e intervenção entre alunos do
curso de Educação Física e pessoas com deficiência inscritas no projeto. O tema deste trabalho se
situa na linha de pesquisa sobre Diferenciação Curricular, que tem o compromisso de estudar
adequações educacionais que garantam o acesso de todos à educação, independente de suas diferenças.
O termo Flexibilização Curricular foi utilizado para descrever o processo dinâmico que envolver
educador e educando(s) em torno da construção de uma atividade educativa capaz de criar
experiências sociais significativas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e para a promoção
do desenvolvimento humano.O estudo pode ser definido como de caráter exploratório e qualitativo.
Trata-se, também, de uma pesquisa pedagógica, quando o pesquisador analisa sua própria ação
educativa. A discussão da situação do problema recorreu à teoria da
Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) e ao modelo heurístico do Ciclo de Mediação para
construir uma compreensão das dificuldades encontradas e, principalmente, quais eram as possíveis
soluções e estratégias adequadas para a mediação do professor. Concluiu-se, então, diante da
discussão de uma série de estratégias de ensino alternativas, que o professor tem total condição
para enfrentar o sucesso ou insucesso da sua abordagem didática, de forma a investir na reflexão
contínua sobre sua ação educativa, para garantir a inclusão de todos os educandos a uma
aprendizagem efetivada em suas aulas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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