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dc.contributor.advisorVieira, Vanauey Ferreira-
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Pedro Henrique Melo-
dc.contributor.advisorSpezia, Domingos Sávio-
dc.contributor.authorSilveira, Arildo Louzano da-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Arildo Louzano da. Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá. 2011. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.en
dc.description.abstractTarauacá foi fundada em 1907, sua população total é de 35.058 habitantes; Contribuem para o movimento da economia os ramos de agricultura, pecuária, pesca e extrativismo de borracha, madeira, e frutas. Há indústrias de móveis, cerâmicas, artefatos de cimento, moagem e torrefação de café, sendo prevista para este primeiro semestre de 2011 a instalação de uma indústria de compensados de madeira. Conta com serviços de navegação e tem uma boa infra-estrutura para turismo. Durante o período chuvoso, o município fica isolado da capital via terrestre, por causa das precárias condições da BR-364, que só deve estar totalmente pavimentada no final do ano de 2011. O Objetivo Geral deste estudo foi verificar o grau de conhecimento e de utilização das ferramentas "4Ps" de marketing nas empresas de comércio varejista, da área central da cidade de Tarauacá. A Cidade tem muito espaço para desenvolver-se economicamente; as novas oportunidades e ameaças a serem geradas pela conclusão da pavimentação da BR 364 exigem uma postura profissional por parte dos empresários do ramo de comércio varejista, seja para crescerem com o mercado, seja para se defenderem de novos concorrentes. A população pesquisada foi escolhida por conter a maior concentração de estabelecimentos comerciais do município. A coleta de dados se deu nos meses de fevereiro e março de 2011. Verificou-se que apenas 10% das empresas pesquisadas apresentam evidências de planejamento alinhado aos 4 Ps e que somente 16% dos entrevistados escolheram a melhor definição de marketing, indicando que, em geral, não há uma prática planejada dos componentes do composto 4 Ps. Recomenda-se um estudo mais aprofundado e um programa de divulgação e treinamento em Marketing, para que o mercado de Tarauacá possa ser mais bem explorado e assim garantir um desenvolvimento econômico e social mais favorável à população.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPlanejamento estratégicoen
dc.subject.keywordMarketing - planejamentoen
dc.titleMarketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacáen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2011-12-02T12:07:37Z-
dc.date.available2011-12-02T12:07:37Z-
dc.date.issued2011-12-02T12:07:37Z-
dc.date.submitted2011-04-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2180-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2180pt_BR
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