Título: | Ajuste insulínico e conduta alimentar de pessoas com diabetes mellitus tipo 1 : uma abordagem para a prática do exercício físico |
Autor(es): | Albuquerque, Juliana Nascimento de |
Orientador(es): | Dullius, Jane |
Assunto: | Diabetes - tratamento Exercícios físicos Diabéticos |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 12-Abr-2019 |
Referência: | ALBUQUERQUE, Juliana Nascimento de. Ajuste insulínico e conduta alimentar de pessoas com diabetes mellitus tipo 1: uma abordagem para a prática do exercício físico. 2017. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | No Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) ocorre a destruição das células β pancreáticas,
geralmente levando à deficiência absoluta na secreção de insulina. O Brasil ocupa
o terceiro lugar em número de crianças com DM1 no mundo, ficando atrás apenas
dos Estados Unidos e da Índia. Resultados de estudos apontam que o exercício
melhora a aptidão física e o bem-estar do paciente com DM1, além de influenciar
as concentrações plasmáticas de glicose, podendo desencadear a hipoglicemia
tardia induzida pelo exercício. Pesquisadores indicam a existência de grandes
lacunas de conhecimento crítico que precisam ser preenchidas para que
profissionais de saúde possam fornecer opções terapêuticas baseadas em
evidências, contribuindo para que essa população se torne adepta da prática do
exercício regular e reduza o medo incapacitante da hipoglicemia. O objetivo dessa
pesquisa foi descrever qual é a estratégia terapêutica adotada por pessoas ativas
com DM 1, para a prática do exercício físico, no que se refere à administração da
dosagem de insulinas e à ingestão de alimentos, por meio da aplicação de um
formulário eletrônicopadronizado, que se propõe a coletar os dados pertinentes
ao ajuste insulínico e à conduta alimentar dessa população, analisando se essas
condutas se aproximam das recomendações feitas pela Sociedade Brasileira de
Diabetes (SBD) e demais Instituições reguladoras. Os dados coletados nesse
estudo ilustram as práticas adotadas pela amostra para a prática do exercício
físico regular, entretanto não foram suficientes para embasar uma comparação
com as recomendações da SBD e outros órgãos. Sugere-se a reestruturação do
instrumento para o alcance dos objetivos dessa pesquisa. |
Abstract: | In Type 1 Diabetes Mellitus (DM1) the destruction of pancreatic β cells occurs,
generally leading to absolute deficiency in insulin secretion. Brazil ranks third in
the number of children with DM1 in the world, behind only the United States and
India. Results from studies indicate that exercise improves the physical fitness and
well-being of patients with DM1, in addition to influencing plasma glucose
concentrations, which may trigger late-induced hypoglycaemia induced by
exercise. Researchers point to large gaps in critical knowledge that need to be met
so that health professionals can provide evidence-based therapeutic options,
helping the population to become adept at regular exercise and reduce the
disabling fear of hypoglycemia. The objective of this research was to describe the
therapeutic strategy adopted by active people with DM 1 for the practice of
physical exercise, regarding the administration of insulin dosage and food intake,
through the application of an electronic form standardized, which proposes to
collect data pertinent to the insulin adjustment and the alimentary conduct of thispopulation, analyzing if these behaviors are close to the recommendations made
by the Brazilian Society of Diabetes (SBD) and other Regulatory Institutions. The
data collected in this study illustrate the practices adopted by the sample to
practice regular physical exercise, but they were not enough to support a
comparison with the SBD and other recommendations. It is suggested to
restructure the instrument to achieve the objectives of this research. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017 |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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