Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21793
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmandaEstevesAmaralLima_tcc.pdf642,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estrutura do ensino de fisiologia no curso de educação física : confrontos entre a doutrina mecanicista e a teleológica
Autor(es): Lima, Amanda Esteves Amaral
Orientador(es): Vianna, Lauro Casqueiro
Assunto: Exercícios físicos
Fisiologia humana
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 11-Abr-2019
Referência: LIMA, Amanda Esteves Amaral. Estrutura do ensino de fisiologia no curso de educação física: confrontos entre a doutrina mecanicista e a teleológica. 2017. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Propósitos teleológicos e pensamentos mecanicistas são utilizados para explicar as funções do corpo. O primeiro considerando o porquê dos fenômenos acontecerem enquanto o segundo discorre sobre como eles acontecem. Não se sabe ao certo a forma como estudantes enxergam a Fisiologia. Portanto, com o intuito de suprir essa lacuna, o presente estudo tem como objetivos: (1) verificar se os universitários matriculados no curso de Educação Física e que possuam Fisiologia como disciplina da grade curricular pensam de forma mecanicista ou teleológica, (2) se existe diferença entre os alunos que já cursaram a disciplina de Fisiologia e os que ainda não fizeram e (3) se as concepções destes mudariam após orientações a respeito da diferença entre mecanicismo e teleologia. Um questionário de 10 questões contemplando assuntos de Fisiologia foi aplicado para o grupo que nunca teve contato com Fisiologia (G1) (n = 200), outro que já cursou Fisiologia 1 (G2) (n = 20) e o terceiro que já cursou Fisiologia 2 (G3) (n = 51). De modo geral, 62,1% das respostas foram teleológicas e as diferenças entre os grupos foram estatisticamente significativas (P<0,05). Há diferença significativa entre os grupos G1 e G2 (P=0,024) e entre G1 e G3 (P<0,01). Há uma tendência por mais respostas mecanicistas no G3 quando comparado com G2, contudo, a diferença não é significativa (P=0,16). Em seguida, houve uma instrução a respeito das diferenças entre as duas concepções e o questionário foi reaplicado para verificar se a visão dos alunos mudaria. Os resultados indicam que os estudantes têm forte inclinação em pensar as funções corporais em termos teleológicos, mas que essa tendência pode ser modificada a curto prazo por uma discussão a respeito das diferenças entre as doutrinas.
Abstract: Teleological purposes and mechanistic thoughts are used to explain the functions of the body. The first one considers why phenomena happen while the second discusses how they happen. It is not known for a way students see Physiology. Therefore, in order to overcome this gap, the present study has as objectives: (1) check if the university students enrolled in the Physical Education course and who hold Physiology as a discipline think mechanistically or teleologically, (2) if there is a difference between the students who have already attended the discipline of Physiology and those who are not yet attended and (3) whether their conceptions would change after orientations about the difference between mechanicism and teleology. A questionnaire of 10 questions contemplating issues of Physiology was applied to the group that never had contact with Physiology (G1) (n = 200), another one that already studied Physiology 1(G2) (n = 20) and the third one that already studied Physiology 2 (G3) (n = 51). Overall, 62,1% of the responses were teleological and the differences between the groups were statistically significant (P < 0,05). There was a significant difference between groups G1 and G2 (P = 0,024) and between G1 and G3 (P < 0,01). There is a tendency for more mechanistic responses in G3 when compared to G2, however, the difference is not significant (P = 0,16). Then there was an instruction about the differences between the two conceptions and the questionnaire were reapplied to verify if the students' vision would change. The results indicate that students have a strong inclination to think the bodily functions in teleological terms, but this tendency can be modified in the short term by a discussion about the differences between doctrines.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.