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dc.contributor.advisorAthayde, Pedro Fernando Avalone-
dc.contributor.authorCardoso, Alexandre Campos-
dc.identifier.citationCARDOSO, Alexandre Campos. O papel do Centro de Iniciação Desportiva na visão dos alunos egressos: um estudo sobre a Região Administrativa III: Taguatinga. 2017. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO Projeto Centro de Iniciação Desportiva (CID) é uma política de esporte educacional organizada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal e atende a estudantes da rede pública do DF que desejam aperfeiçoar-se em uma modalidade esportiva em seu contra turno escolar. Esta pesquisa propôs-se analisar os conflitos de conceitos e afirmações que vemos através da orientação pedagógica da SEDF e faz com que se questione qual é o real papel dos CID'S. Se por um lado, seus documentos e princípios reforçam a relação e o foco no esporte de alto rendimento, de outro lado, sua inserção dentro da política e gestão educacional do DF, permite indagarmos sobre sua capacidade de articulação com a proposta pedagógica consignada nos documentos de orientação. No caso do projeto CID, localizamos as discussões sobre sua função social e seu papel educacional, seja na formação específica de atletas, seja numa perspectiva ampliada de formação para a cidadania. Ademais, o projeto, com mais de 36 anos de criação, na lógica restrita de formação de atletas, padece de uma falta de aproveitamento da grande maioria de seus “jovens talentos”, quadro agravado pela existência de idade limite e vinculo com a SEDF, critérios de permanência no projeto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInstalações esportivaspt_BR
dc.subject.keywordEsportes - políticaspt_BR
dc.titleO papel do Centro de Iniciação Desportiva na visão dos alunos egressos : um estudo sobre a Região Administrativa III : Taguatingapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-10T15:48:39Z-
dc.date.available2019-04-10T15:48:39Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21789-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The Center for Sports Initiation (CID) is an educational sports policy organized by the Federal District's Department of Education and serves students from the DF public network who wish to improve themselves in a sports modality in their counter-shift. This research aimed to analyze the conflicts of concepts and statements that we see through the pedagogical orientation of SEDF and makes us question the real role of CIDs. If, on the one hand, its documents and principles reinforce the relationship and focus on high-performance sports, on the other hand, its insertion within the educational policy and management of the Federal District allows us to inquire about its ability to articulate with the pedagogical proposal contained in the documents guidance. In the case of the CID project, we locate the discussions about its social function and its educational role, either in the specific training of athletes or in an expanded perspective of formation for citizenship. In addition, the project, with more than 36 years of creation, in the restricted logic of training of athletes, suffers from a lack of use of the great majority of their "young talents", a picture aggravated by the existence of age limit and link with SEDF, criteria for permanence in the project.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



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