Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21788
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmandaDoreiaTrevizan_tcc.pdf318,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação física na educação infantil : apontamentos sobre os docentes em escolas públicas e privadas de Brasília
Autor(es): Trevizan, Amanda Doreia
Coorientador(es): Costa, Jonatas Maia da
Assunto: Educação física para crianças
Educação física escolar
Professores de educação física
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 10-Abr-2019
Referência: TREVISAN, Amanda Doreia. A educação física na educação infantil: apontamentos sobre os docentes em escolas públicas e privadas de Brasília. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: É possível perceber o interesse da Educação Física na Educação Infantil no que se refere às produções cientificas voltadas ao estudo da prática pedagógica, no referido nível de ensino. Essa pesquisa teve como principal objetivo identificar o perfil docente, suas percepções pedagógicas em relação ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil e também quantificar as escolas de Educação Infantil do Distrito Federal (Guará, Cruzeiro, Asa Sul e Asa Norte) que possuem na grade horária dos alunos a Educação Física como componente curricular. Para tanto foi aplicado um formulário com perguntas fechadas e abertas. Sobre os resultados quantitativos foi possível avaliar que a maioria dos professores são do sexo masculino, possui de 26 a 35 anos, se formaram entre 6 a 15 anos, recebem de R$3.000,00 a R$6.000,00, tem por volta de 4 a 6 anos de atuação em Educação Física na Educação Infantil, acreditam que a sua formação inicial não foi o suficiente, realizando curso de formação continuada em Educação Infantil, a maioria das escolas que esses professores atuam, não trabalham de forma interdisciplinar e a maior parte dos professores trabalham em outros ramos da Educação Física. Em relação ao questionário, esse presente trabalho buscou saber quais elementos estão por trás das respostas dadas pelos professores em suas respostas qualitativas. Qualitativamente foi possível concluir que as escolas públicas em sua maioria não possuem a Educação Física na Educação Infantil e nas escolas privadas a maior delas possui a Educação Física na Educação Infantil em sua grade curricular.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.