Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21782
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IsabellaMagalhaesDeBrito_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos do treinamento de potência versus treinamento resistido convencional no desempenho funcional, potência, força muscular e hipertrofia em indivíduos idosos : uma revisão sistemática
Autor(es): Brito, Isabella Magalhães de
Orientador(es): Melo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de
Coorientador(es): Lima, Filipe Dinato de
Assunto: Exercícios físicos para idosos
Aptidão física
Hipertrofia muscular
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 10-Abr-2019
Referência: BRITO, Isabella Magalhães de. Efeitos do treinamento de potência versus treinamento resistido convencional no desempenho funcional, potência, força muscular e hipertrofia em indivíduos idosos: uma revisão sistemática. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O envelhecimento é descrito como um conjunto de processos intrínsecos a todos os seres vivos e que se expressa pela perda da capacidade de adaptação e pela diminuição da funcionalidade. A diminuição funcional resulta de uma série de alterações bioquímicas e morfológicas que afetam a qualidade de vida dos idosos. O treinamento resistido tem sido abordado como uma estratégia eficaz para diminuir /ou reverter essas alterações. Um exemplo de manipulação e combinação das variáveis agudas do treinamento resistido é o treinamento de potência muscular, que tem se mostrado uma alternativa eficiente, uma vez que os declínios no pico da potência muscular são mais expressivos que os de força em indivíduos idosos. Objetivo: O estudo teve como objetivo investigar os efeitos do treinamento de potência no desempenho funcional, potência, força muscular e na hipertrofia de indivíduos idosos. Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas Medline (pubmed) e Scielo, adotando os seguintes descritores: treinamento de potência (power training), treinamento resistido em alta velocidade (High-speed resistance training) e idosos (older adults, elderly, old people, aged). Os estudos foram avaliados quanto a qualidade metodológica por meio da escala PEDro. Os critérios de inclusão atenderam aos seguintes critérios: 1) Se a intervenção foi aplicada em idosos a partir de 60 anos de idade, saudáveis e sem comprometimento neurológico grave; 2) estudos de caráter experimentais (RCT) ou quasi-experimentais; 3) estudos que tenham sido revisados por pares. Resultados: No desempenho funcional quatro artigos concluíram que o treinamento de potência foi mais eficiente quando comparado ao treinamento resistido tradicional. Enquanto, sete artigos encontraram que os dois tipos de treinamento resultaram em ganhos significativos para ambos os grupos. Entre os artigos que analisaram a potência muscular quatro artigos encontraram que o treinamento de alta velocidade tem efeito superior na potência comparado ao treinamento tradicional. Porém, oito artigos encontraram que os dois tipos de treinamentos podem ser interessantes para a potência, não havendo diferenças significativas entre eles. Na avaliação de força muscular a grande maioria dos artigos demonstrou que não há diferença entre os grupos em relação à força. Apenas dois artigos analisaram os efeitos do treinamento 5 na hipertrofia, apontando resultados diferentes. Um artigo não encontrou diferenças significativas entre eles, enquanto o outro encontrou possível superioridade do treinamento de potência. Considerações finais: O treinamento de potência é uma alternativa eficaz para reduzir os danos causados pelo envelhecimento, podendo aumentar a potência, força, hipertrofia e desempenho funcional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons