Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21780
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_IsabellaDaSilvaSouza_tcc.pdf | 168,64 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Comparação dos estados emocionais de jovens atletas com e sem acompanhamento psicológico |
Autor(es): | Souza, Isabella da Silva |
Orientador(es): | Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro |
Assunto: | Atletas Esportes - aspectos psicológicos Motivação (Psicologia) |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 10-Abr-2019 |
Referência: | SOUZA, Isabella da Silva. Comparação dos estados emocionais de jovens atletas com e sem acompanhamento psicológico. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O estado emocional de atletas de alto rendimento é um fator decisivo para os resultados esportivos, assim como seu nível de motivação. Considerando-os essenciais para o desempenho, o objetivo geral desse estudo é verificar se o acompanhamento psicológico influencia o estado emocional e a motivação de jovens atletas de alto rendimento. Para tal, analisamos a) as diferenças na percepção do clima motivacional; b) as diferenças nos aspectos da motivação intrínseca; c) as tendências cooperativas e os níveis de socialização entre atletas, colegas e treinadores e d) outros tipos de possíveis correlações entre essas variáveis, o sexo, a idade e o tempo de treinamento dos atletas. Para monitorar as variáveis necessárias, foram escolhidos: o Inventário de Motivação Intrínseca, o Questionário de Percepção do Clima Motivacional e um questionário semiaberto desenvolvido pelos pesquisadores, todos os itens respondidos pela amostra de 18 atletas com faixa etária média de 11,27 anos (+/-0,75). Não houve diferença significativa para as respostas do IMI e PMCSQ- 2 entre os grupos, porém, as respostas do questionário semiaberto parecem dizer que atletas que possuem acompanhamento psicológico são mais felizes com o ambiente e métodos do treinamento quando comparados à atletas que não possuem qualquer tipo de acompanhamento. Saber quais são os fatores motivadores e desmotivadores para cada atleta é fundamental para escolha da melhor estratégia de aumento de desempenho por parte dos treinadores. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física |
Este item está licenciado na Licença Creative Commons