Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21780
Título: | Comparação dos estados emocionais de jovens atletas com e sem acompanhamento psicológico |
Autor(es): | Souza, Isabella da Silva |
Orientador(es): | Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro |
Assunto: | Atletas Esportes - aspectos psicológicos Motivação (Psicologia) |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 10-Abr-2019 |
Referência: | SOUZA, Isabella da Silva. Comparação dos estados emocionais de jovens atletas com e sem acompanhamento psicológico. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O estado emocional de atletas de alto rendimento é um fator decisivo para os
resultados esportivos, assim como seu nível de motivação. Considerando-os
essenciais para o desempenho, o objetivo geral desse estudo é verificar se o
acompanhamento psicológico influencia o estado emocional e a motivação de
jovens atletas de alto rendimento. Para tal, analisamos a) as diferenças na
percepção do clima motivacional; b) as diferenças nos aspectos da motivação
intrínseca; c) as tendências cooperativas e os níveis de socialização entre
atletas, colegas e treinadores e d) outros tipos de possíveis correlações entre
essas variáveis, o sexo, a idade e o tempo de treinamento dos atletas. Para
monitorar as variáveis necessárias, foram escolhidos: o Inventário de Motivação
Intrínseca, o Questionário de Percepção do Clima Motivacional e um
questionário semiaberto desenvolvido pelos pesquisadores, todos os itens
respondidos pela amostra de 18 atletas com faixa etária média de 11,27 anos
(+/-0,75). Não houve diferença significativa para as respostas do IMI e PMCSQ-
2 entre os grupos, porém, as respostas do questionário semiaberto parecem
dizer que atletas que possuem acompanhamento psicológico são mais felizes
com o ambiente e métodos do treinamento quando comparados à atletas que
não possuem qualquer tipo de acompanhamento. Saber quais são os fatores
motivadores e desmotivadores para cada atleta é fundamental para escolha da
melhor estratégia de aumento de desempenho por parte dos treinadores. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons