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https://bdm.unb.br/handle/10483/21762
Título: | Grau de conhecimento de alunos do ensino fundamental de escolas públicas do Distrito Federal sobre diabetes, alimentação e atividade física |
Autor(es): | Souza, Gustavo da Silva e |
Orientador(es): | Dullius, Jane |
Assunto: | Atividade física Hábitos alimentares Exercícios físicos |
Data de apresentação: | 28-Nov-2017 |
Data de publicação: | 8-Abr-2019 |
Referência: | SOUZA, Gustavo da Silva e. Grau de conhecimento de alunos do ensino fundamental de escolas públicas do Distrito Federal sobre diabetes, alimentação e atividade física. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017. |
Resumo: | Com o crescente número de casos de diabetes mellitus, sendo a alimentação inadequada e a falta de atividade física fatores interferentes para o desenvolvimento do tipo 2, o objetivo do presente estudo foi verificar o grau de conhecimento de alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal acerca da diabetes, além verificar os seus hábitos alimentares e prática de atividades físicas. Métodos: 110 alunos da rede pública de ensino de Ceilândia e Planaltina no Distrito Federal, sendo 61 meninos e 49 meninas, com média de idade 14 anos, responderam um questionário composto por 11 questões discursivas sobre diabetes, alimentação e atividade física. Resultados: Dentre os resultados destacam-se: 93% dos alunos não conhecem os sintomas do Diabetes (59% não responderam e 32% responderam incorretamente); 36% possuem familiar(es) diabético(s); 32% não tomam café da manhã; 95% não comem frutas regularmente; 40% não consideram sua alimentação saudável; 47% não praticam atividade física (sendo 72% meninas). Conclusão: Apesar de muitos terem familiares com diabetes, os alunos possuem conhecimento superficial sobre a doença e não conhecem sobre os sintomas. Quanto à alimentação, grande parte dos alunos não possuem uma alimentação adequada. E quase metade deles não praticam atividade física. Tais resultados podem indicar predisposição aumentada para o desenvolvimento de DM 2. Assim sendo, faz-se necessária a intervenção do professor de educação física como agente de educação em saúde na escola. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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