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https://bdm.unb.br/handle/10483/21758
Título: | O papel do jogo no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro do autismo (TEA) na educação infantil : revisão de literatura 2013-2017 |
Autor(es): | Vlieger, Gideone Passos de |
Orientador(es): | David, Ana Cristina de |
Assunto: | Autismo em crianças Educação física para crianças Ludicidade |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 8-Abr-2019 |
Referência: | VLIEGER, Gideone Passos de. O papel do jogo no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro do autismo (TEA) na educação infantil: revisão de literatura 2013-2017. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017. |
Resumo: | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem neurológica do desenvolvimento. O processo de intervenção às crianças com TEA necessita romper com o ensino mecanizado de hábitos, e deve ser orientado por meio de uma perspectiva que considere a criança em sua totalidade humana. O objetivo do presente estudo é investigar na literatura brasileira o papel do jogo/brincar no desenvolvimento do TEA, em um período compreendido entre 2013 e 2017. Trata-se de um estudo de natureza exploratória(pesquisa bibliográfica), utilizando o portal de periódico da CAPES. Foram identificados 215 artigos de diferentes áreas do conhecimento. Seguindo os critérios de exclusão, encontramos apenas 6 artigos para análise. Pode-se concluir que há poucos estudos nacionais tratando o brincar como ferramenta para o desenvolvimento do TEA. Porém, os estudos apresentados relatam a importância dessa abordagem, mostrando como o jogo pode ser o fator diferencial no desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro Autista. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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