Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21758
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GideonePassosDeVlieger_tcc.pdf465,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do jogo no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro do autismo (TEA) na educação infantil : revisão de literatura 2013-2017
Autor(es): Vlieger, Gideone Passos de
Orientador(es): David, Ana Cristina de
Assunto: Autismo em crianças
Educação física para crianças
Ludicidade
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Abr-2019
Referência: VLIEGER, Gideone Passos de. O papel do jogo no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro do autismo (TEA) na educação infantil: revisão de literatura 2013-2017. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017.
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem neurológica do desenvolvimento. O processo de intervenção às crianças com TEA necessita romper com o ensino mecanizado de hábitos, e deve ser orientado por meio de uma perspectiva que considere a criança em sua totalidade humana. O objetivo do presente estudo é investigar na literatura brasileira o papel do jogo/brincar no desenvolvimento do TEA, em um período compreendido entre 2013 e 2017. Trata-se de um estudo de natureza exploratória(pesquisa bibliográfica), utilizando o portal de periódico da CAPES. Foram identificados 215 artigos de diferentes áreas do conhecimento. Seguindo os critérios de exclusão, encontramos apenas 6 artigos para análise. Pode-se concluir que há poucos estudos nacionais tratando o brincar como ferramenta para o desenvolvimento do TEA. Porém, os estudos apresentados relatam a importância dessa abordagem, mostrando como o jogo pode ser o fator diferencial no desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons