Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21758
| Título: | O papel do jogo no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro do autismo (TEA) na educação infantil : revisão de literatura 2013-2017 |
| Autor(es): | Vlieger, Gideone Passos de |
| Orientador(es): | David, Ana Cristina de |
| Assunto: | Autismo em crianças Educação física para crianças Ludicidade |
| Data de apresentação: | 2017 |
| Data de publicação: | 8-Abr-2019 |
| Referência: | VLIEGER, Gideone Passos de. O papel do jogo no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro do autismo (TEA) na educação infantil: revisão de literatura 2013-2017. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017. |
| Resumo: | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem neurológica do desenvolvimento. O processo de intervenção às crianças com TEA necessita romper com o ensino mecanizado de hábitos, e deve ser orientado por meio de uma perspectiva que considere a criança em sua totalidade humana. O objetivo do presente estudo é investigar na literatura brasileira o papel do jogo/brincar no desenvolvimento do TEA, em um período compreendido entre 2013 e 2017. Trata-se de um estudo de natureza exploratória(pesquisa bibliográfica), utilizando o portal de periódico da CAPES. Foram identificados 215 artigos de diferentes áreas do conhecimento. Seguindo os critérios de exclusão, encontramos apenas 6 artigos para análise. Pode-se concluir que há poucos estudos nacionais tratando o brincar como ferramenta para o desenvolvimento do TEA. Porém, os estudos apresentados relatam a importância dessa abordagem, mostrando como o jogo pode ser o fator diferencial no desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro Autista. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons