Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2175
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ValdirRibeiroAraujo.pdf689,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de inclusão escolar de de alunos com deficiência visual
Autor(es): Araújo, Valdir Ribeiro
Orientador(es): Carvalho, Susana Silva
Assunto: Deficientes visuais
Estudantes deficientes
Educação inclusiva
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 2-Dez-2011
Referência: ARAÚJO, Valdir Ribeiro. O processo de inclusão escolar de de alunos com deficiência visual. 2011. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo enfoca questões atuais sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual. Uma questão bastante discutida e pesquisada atualmente, principalmente no que se refere à construção do conhecimento docente, pois a demanda pela Educação Especial cresce a cada dia. As temáticas priorizadas são a pessoa cega no processo histórico, concepções sobre cegueira, paradigmas da visão, legislação das pessoas com necessidades especiais e os desafios da inclusão. O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu a partir de uma experiência vivenciada com educandos deficientes visuais do município de Ipatinga, localizado no Estado de Minas Gerais que participaram do Atendimento Complementar aos Educandos com Deficiência Visual na Escola M. G.O. A - MG. O objetivo do trabalho foi Investigar o processo de desenvolvimento e inclusão escolar de educandos com deficiência visual, a partir de projetos educativos complementares com a finalidade de contribuir qualitativamente com o processo inclusivo no Município de Ipatinga. A metodologia utilizada neste estudo foi a qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas, questionários e observações, investigando processo de aprendizado, estratégias pedagógicas utilizadas e desafios enfrentados pelo professor. Como resultado, constatouse que os conceitos dos participantes sobre inclusão escolar são insatisfatórios e que não houve diferenças entre os alunos e os professores quanto a essa dimensão. Os professores, gestores, pais e os alunos expressaram várias dificuldades envolvidas nesse processo, destacando–se a falta de infra-estrutura das escolas, a falta de preparo/capacitação profissional, discriminação social e a falta de aceitação da inclusão. A contribuição dessas reflexões possibilita reelaborar questões sobre a inclusão escolar que se pretende para o deficiente visual. Partindo da premissa de que o professor deve assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos, concluiu-se o quanto têm reafirmado a necessidade da melhoria da formação de professores como condição premente para a inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons